AtaNews Publicidade 728x90
26/04/2019 às 12h16min - Atualizada em 26/04/2019 às 12h16min

Confira a entrevista com o araçatubense, preparador físico e professor Marco Turrini

ATLETA

Direto da Redação
AtaNews
AtaNews: Muito se fala que 80% é nutrição, 20% treinos e 100% atitude. Qual o segredo para o corpo ideal estar adequado em uma boa alimentação?
Marco Turrini: O mais importante na vida das pessoas é ter hábitos saudáveis e correta, pois assim você mantém todas suas funções vitais trabalhando corretamente, permitindo que a pessoa possa se dedicar 100% aos seus objetivos.

AtaNews: Vivemos hoje em dia no qual alimentação é mais industrializada e os fast-food tomam conta. Em sua opinião, é possível uma pessoa preferir uma alimentação mais calórica e gastar a energia conquistada na prática dos exercícios físicos?
Marco Turrini: Infelizmente não funciona assim, pois fica quase impossível a pessoa em um dia queimar tudo o que consome, assim sendo vão se acumulando resíduos calóricos em forma de gordura.
 
AtaNews: Em pleno século 21, porque você acha que as pessoas procuram um treinador para emagrecer e não para ter um corpo saudável?
Marco Turrini: Porque as pessoas se fixam em estereótipos físicos que não são comuns e se deixam influenciar pelo forte apelo mediático do corpo perfeito deixando a saúde de lado.
 
AtaNews: Você é um professor bastante experiente tem uma carga no currículo invejável com mais de 40 cursos e especialização residindo e atuando na Itália e países da Europa. O que muda para você as pessoas (pelo fato de ser outra cultura) ou o tipo do esporte?
Marco Turrini: Na Europa a cultura é mais voltada para a saúde e as pessoas se dedicam 100% ao esporte ao qual gostam de praticar. Tanto na parte de treinamento quanto na alimentação e no seu dia a dia transformando isso tudo em um estilo de vida saudável.
 
AtaNews: Como técnico esportivo e preparador físico do Comitê Olímpico Italiano Técnico de futebol UEFA-B credenciado pela Federação Italiana de Futebol. Você sentiu muita diferença em lidar com pessoas aqui no Brasil? Pelo fato de todo técnico ser exigente, além de administrar seu Centro de Treinamento, é necessário falar com jeitinho ou é necessário ser linha dura, ou seja, cobrar resultados?
Marco Turrini: Realmente sou linha dura, pois afinal as pessoas me procuram porque querem ou precisam mudar seu estilo para uma vida mais saudável. Sendo assim eu direciono a pessoa a dar o melhor de si e cobro resultados de cada um. Afinal é a saúde deles que está em minhas mãos.

AtaNews: Qual a importância do esporte e os principais benefícios na vida das pessoas?
Marco Turrini: O esporte é um fator importantíssimo na vida das pessoas, pois além de melhorar a saúde ele também é o melhor canal para a socialização, inclusão social, integração entre as pessoas, diminui a discriminação, elimina o stress, além de diminuir o risco de morte precoce.

AtaNews: No Brasil, o esporte nas escolas é visto como recreação. No seu ponto de vista, você acha que deveria ser levado mais a sério nos quadros escolares? E porquê?
Marco Turrini: No desenvolvimento das crianças é importantíssimo, pois hoje em função da falta de espaço em áreas livres, falta de segurança e outros fatores, as crianças não tem muitas opções para desenvolver suas qualidades físicas. Assim sendo é de extrema importância que o esporte seja levado a sério nas escolas. Entretanto os pais também deveriam se preocupar mais em incentivar os filhos a praticar esportes fora das escolas.
 
AtaNews: Atividade física é fundamental para a saúde e é recomendado para todas as idades. Porque então, as pessoas estão cada vez mais sedentárias?
Marco Turrini: A vida mudou. A necessidade de trabalhar para manter um padrão de vida razoável, a competição no mercado de trabalho, o custo de vida. Tudo isso influencia diretamente na vida das pessoas. Por isso sempre digo que o importante é a ATITUDE e POSTURA com relação aos seus objetivos, pois se não tiver foco, disciplina e respeito com você mesmo, nunca chegará a lugar algum.
 
AtaNews: Seus projetos como as corridas de rua e eventos trazem quais tipos de recompensas pessoais e profissionais?
Marco Turrini: Meu trabalho é sempre de encontrar meios para que as pessoas tenham uma cultura esportiva cada vez melhor, tornando-se um estilo de vida. Quando vejo que consegui fazer algumas pessoas criarem esse hábito fico feliz, pois sei que estas pessoas estão preservando o melhor da vida deles e ao mesmo tempo transmitindo isso a outras pessoas do seu convívio familiar e social gerando um ciclo maravilhoso de positividade, ou seja, bem-estar e melhor qualidade de vida.

AtaNews: As corridas de rua hoje são muito importantes no calendário do brasileiro. Porque você considera que a aceitação seja tão grande?
Marco Turrini: Porque quem participa dessas corridas começa a interagir com pessoas que jamais teriam conhecido. Não existe discriminação, não existe bullying. Ë uma imensa comunidade onde todos se ajudam não importando se você é o primeiro ou o último colocado de uma corrida. Todos estão ali pelo mesmo propósito que é de completar a prova, afinal todos recebem sua medalha por um único motivo; A SUPERAÇÃO e isso não tem preço. A sensação de ter completado uma prova é gratificante demais.
 
AtaNews: Quais são as maiores dificuldades em seu trabalho?
Marco Turrini: A falta de conhecimento das pessoas com relação a importância do profissional de educação física. Somos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento dos seus filhos, formamos adultos saudáveis e responsáveis, cuidamos da saúde de cada um. Estudamos cinco anos para nos formar e o reconhecimento da nossa categoria é muito pequeno.
 
AtaNews: Para você, existe horários fixos e mais relevantes para os treinos? Se sim, quais são eles?
Marco Turrini: Isso é relativo, mas o período da manhã seria o mais adequado á pratica de exercícios físicos em função das condições climáticas e também do corpo estar mais descansado, podendo render muito mais do que depois de um dia de trabalho.
 
 
AtaNews: Como você vê o atletismo no cenário esportivo brasileiro, hoje em dia?
Marco Turrini: Infelizmente é um cenário de abandono, como podemos ver aqui na nossa cidade mesmo. Já tivemos vários atletas olímpicos e hoje o estádio está praticamente vazio. Não existe incentivo ao esporte, pois as prefeituras têm outras prioridades.
 
AtaNews: O teu carisma é algo marcante, motivar seus amigos e alunos a praticar esporte é empolgante de assistir. No seu ponto de vista, o que isso te traz? Como isso te faz feliz?
Marco Turrini: A minha motivação é levar qualidade de vida e bem-estar ás pessoas. Elas esperam isso de mim. Não importa como eu esteja, sempre incentivarei as pessoas a buscar um estilo de vida saudável. A recompensa é saber que ajudei alguém a melhorar sua vida. Isso já é o suficiente para me motivar a continuar a ajudar as pessoas. Eu cuido delas!

AtaNews: Quais cuidados devem ser tomados com quem pratica atividade física?
Marco Turrini: Fazer um check-up com médico, procurar um profissional capacitado para te ajudar. Escolher uma atividade que se adapte melhor ao seu gosto e suas características físicas.
 
AtaNews: Quais são os malefícios da atividade física sem orientação? Cite alguns deles.
Marco Turrini: O maior risco são as lesões, pois com a ajuda de um profissional capacitado, a pessoa será orientada a adquirir o material mais adequado ás suas características e necessidades físicas para um melhor desempenho e também terá um programa de treinamento com um cronograma evolutivo respeitando os limites de cada um tendo maior segurança na sua atividade.
 
AtaNews: Quem tem pressão alta pode correr?
Marco Turrini: Claro que pode! Desde que orientado pelo médico e sob controle rígido do seu treinador. A corrida e também a atividade física regular tende a equilibrar esse tipo de problema.

AtaNews: Qual o momento mais marcante da sua carreira?
Marco Turrini: Foram vários, mas ouvir chamar meu nome em outro país e receber um reconhecimento internacional a nível europeu foi especial. Tão especial também quanto a fazer essa entrevista. Esse tipo de iniciativa como a do ATA NEWS é que me motiva a procurar melhorar cada vez mais na minha profissão, além de ajudar as pessoas. Um obrigado de coração á todos da redação!

Marco André Turrini, graduado em Educação Física com mais de 40 cursos de especialização, 18 anos residindo e atuando na Itália e países da Europa, como técnico esportivo e preparador físico do Comitê Olímpico Italiano. Técnico de futebol UEFA-B credenciado pela Federação Italiana de Futebol. Com mais de 30 anos dedicados ao esporte, treinamento físico em academias e equipes esportivas.  Excelente vivência na coordenação de grandes eventos e atividades esportivas.

  BAIRRO: Vila Santa Maria  Araçatuba-SP  
   
(18) 99733-9187  
[email protected]
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »