AtaNews Publicidade 728x90
26/04/2019 às 08h42min - Atualizada em 26/04/2019 às 08h42min

Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão Arterial

De acordo com o Ministério da Saúde, a pressão alta atinge aproximadamente 25% da população brasileira

Dr. Daniel Mendes
Assessoria de Imprensa, Naves Coelho
Conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial é o objetivo do Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão Arterial, comemorado no dia 26 de abril (sexta-feira). De acordo com o Ministério da Saúde, a pressão alta atinge aproximadamente 25% da população do Brasil. Entre 65 e 80 anos de idade, o mal atinge 40% das pessoas.

Dentre os maiores de 80 anos, metade possui pressão alta – e essa é uma das causas mais recorrentes de quadros como infarto do miocárdio, AVC (Acidente Vascular Cerebral), aneurisma e insuficiência cardíaca, responsáveis por um terço das mortes no país.

Segundo Dr. Daniel Mendes, angiologista e membro do Núcleo de Atenção Neuro Cardio e Vascular do Hospital Felício Rocho, o combate à hipertensão arterial é essencial. O melhor caminho é a prevenção, eliminando fatores de risco como: tabagismo, alimentação inadequada, obesidade, sedentarismo, colesterol e triglicérides elevados, excesso de consumo de sal e álcool, estresse e diabetes. “Uma avaliação recorrente, completa a lista de procedimentos que deixam a pressão nos níveis ideais”, ressalta.

Ainda de acordo com o Dr. Daniel, além dos maus hábitos de vida, a hipertensão arterial é herdada dos pais em 90% dos casos e pode acometer crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos.

A pressão arterial é a força que o sangue exerce na parede das artérias. Quando essa força aumenta, as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue e se configura a hipertensão arterial, que ocorre quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 milímetros de mercúrio (ou 14 por 9).

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »