AtaNews Publicidade 728x90
16/04/2019 às 15h40min - Atualizada em 16/04/2019 às 15h40min

AAL e Educação municipal iniciam parceria No Caminho das Letras

David Prates, especial para o AtaNews
Foto: David Prates
Alunos da rede municipal de ensino de Araçatuba já começaram a usufruir de mais uma parceria que a Prefeitura promove para novas experiências além sala-de-aula. O programa No Caminho das Letras, parceria da Secretaria de Educação (SME) com a Academia Araçatubense de Letras (AAL) teve a primeira atividade realizada em abril, na quarta-feira (10).

Segundo Elizabete Rossi de Grande, da SME, alunos de três turmas, uma de cada período escolar, participaram da primeira visita à AAL pelo programa, cada uma com média entre 25 e 30 alunos, das EMEBs Profª Henny Ferraz Homem, Prof. Fausto Perri e do EJA (Ensino para Jovens e Adultos) notuno da EMEB Profª Anna dos Santos Barros. Eles participam das atividades sob orientação dos membros da Academia e acompanhados de seus professores. O cronograma do projeto Caminho das Letras contempla as escolas com uma visita por mês, a acontecerem até novembro deste ano.

A próxima visita está agendada para 8 de maio.

AAL

A Academia Araçatubense de Letras é uma entidade cultural localizada no município de Araçatuba (SP). Fundado em 1992, tem como principal função imortalizar obras de escritores locais e difundir a literatura no município. Seus 20 membros ocupam cadeiras cujos patronos são grandes nomes da literatura brasileira, como Machado de Assis, Mário de Andrade e Jorge Amado. Entre as suas ações realizadas ao longo do ano estão a realização de palestras relacionadas à literatura, concursos literários, debates, publicações de livros e lançamentos de obras.

No Caminho das Letras

O programa No Caminho das letras foi criado com o objetivo de levar a Academia Araçatubense de letras e seus membros às escolas de Araçatuba, com o principal objetivo de contribuir com a educação por meio de sua principal atividade, que é a literatura.  A AAL declara ter iniciado o projeto por acreditar que a leitura forma cidadãos diferenciados, críticos em relação ao mundo em que vivem e criativos para construir uma sociedade melhor, bem como entende que, com esta iniciativa, dá necessária contribuição sociocultural para Araçatuba.

Caberá à academia firmar parceria com uma rede de ensino a fim de desenvolver o projeto. Inicialmente, o programa será realizado em parceria com a rede municipal de ensino de Araçatuba, que conta com 62 escolas. Posteriormente, conforme o crescimento da ação, serão feitas novas parcerias. As visitações obedecem às etapas de apresentação da Academia - caberá a um membro da diretoria passar a mensagem inicial: saudar os visitantes, contar um pouco da história da instituição, falar sobre os membros e mostrar aos professores e alunos o espaço físico da casa; bate-papo com os escritores - para o funcionamento deste projeto, além de pelo menos um membro da diretoria, é necessária, no mínimo, a presença de um acadêmico e de um membro do grupo experimental da academia. Eles serão convidados pelo presidente da academia para participar do encontro. Caberá a cada um deles, no tempo de meia hora, falar sobre sua obra e sobre o patrono de sua cadeira. Em seguida, abre espaço para o bate-papo. Na sequência, há atividade prática - é proposto aos participantes o desenvolvimento de frases ou texto sobre o valor da leitura. As três melhores serão escolhidas pelos escritores participantes, que premiarão os ganhadores com livros autografados de sua autoria. As melhores frases ou textos serão publicados na fan page da academia e no mural da instituição. Por fim, a visita será registrada em fotos e vídeos para publicação na fan page da academia, com depoimentos dos participantes.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »