AtaNews Publicidade 728x90
04/03/2019 às 09h40min - Atualizada em 04/03/2019 às 09h40min

PM Ambiental alerta sobre o risco a natureza do uso de glitter no Carnaval

Produtos feitos com materiais biodegradáveis são uma opção para preservar o meio ambiente sem perder o brilho

SSP
Os sistemas de tratamento de esgoto não são capazes de retê-lo, as chuvas o carrega para os rios, e o destino final quase sempre é o mar (Foto: Polícia Militar)
 Polícia Ambiental faz um alerta sobre um dos microplásticos mais usados no período carnavalesco. Popularmente conhecido como “glitter” o seu uso pode acarretar prejuízo a toda cadeia alimentar e dano ao meio ambiente.

Por ser uma partícula muito pequena é praticamente impossível recolhê-la por completo do meio externo. Os sistemas de tratamento de esgoto não são capazes de retê-las, as chuvas as carregam para os rios, e o destino final quase sempre é o mar. Ele demora séculos para se decompor.

Segundo pesquisas na área científica, como a renomada revista Nature, estima-se que cerca de 8 milhões de toneladas métricas de plástico chegam anualmente nos oceanos. Os microplásticos somam 85% do todo o plástico encontrado na natureza.

Um dos efeitos desta poluição é nas águas, onde este acúmulo mata animais como peixes, tartarugas e outros seres marinhos que os ingerem confundindo com comida. O glitter e a purpurina podem ser engolidos até mesmo por animais ainda menores e que são encontrados até no topo da cadeia alimentar. O ser humano ao se alimentar destes animais também pode prejudicar sua saúde. 

Desta forma, a Policia Militar Ambiental alerta à todos sobre a necessidade de maior cuidado para com a natureza, não apenas em relação ao glitter, mas ao plástico em geral. Caso precise de brilho, procure os produtos feitos com materiais biodegradáveis e livres de plástico.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »