AtaNews Publicidade 728x90
05/02/2019 às 14h51min - Atualizada em 05/02/2019 às 14h51min

Rio Preto: Aulas voltam nesta terça com novos professores e Anjos da Escola

As 133 escolas municipais foram preparadas e já receberam uniformes e materiais para dar início ao ano letivo, com mais de 39 mil alunos matriculados

Assessoria de Imprensa
Livros didáticos já foram distribuídos para as escolas. ( Foto: Divulgação)
A prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Educação, retoma nesta terça-feira (05/02) as aulas nas 133 unidades da rede municipal de ensino, com novidades: os alunos serão recepcionados pelo Anjo da Escola e já contarão com a atuação de professores aprovados no concurso promovido em 2018. Até esta segunda-feira (04/01), 39.153 estudantes já estavam matriculados nas escolas municipais.

As escolas foram preparadas para o início do ano letivo. Todas as unidades passaram pelo serviço de roçada e mais de 40 receberam nova pintura desde o ano passado. Novas carteiras foram compradas para classes de 6º a 9º ano, nas escolas Michel Pedro Sawaya, Luiz Jacon e Roberto Jorge. A escola Darcy Ribeiro também irá receber novas carteiras.

Novos professores

Os professores e gestores de ensino aprovados no concurso público da Educação Municipal começaram a tomar posse nesta sexta-feira (1/2). Nesta segunda, novos educadores foram empossados. Todos participaram também da atribuição de aulas, para já começar a atuar. O concurso preencheu 495 vagas de Professor de Educação Básica 1 (PEB 1), 24 de coordenador pedagógico, três de diretor de escola e três de supervisor de ensino.

Anjo da Escola

Os Anjos da Escola são os profissionais responsáveis pelo acolhimento dos alunos e na interação entre a escola e as famílias. Em 2018, foram contratados 260 Anjos. Todas as escolas serão atendidas. Em dezembro, eles receberam capacitação, feita pela equipe de formação da Secretaria de Educação e foram orientados sobre o ambiente escolar e suas atribuições.

O Anjo da Escola é parte do Programa Integrado de Segurança, que conta também com o uso de tecnologia e de vigilantes para promover a segurança das unidades. Além de atuar na entrada e saída de pessoas, o Anjo da Escola observa a movimentação na proximidade da escola e informando a direção em caso de qualquer suspeita. O serviço é prestado pela empresa WWS Services Prestadora de Serviços, que venceu a licitação. O valor final do contrato ficou em torno de R$ 7,1 milhões.

Uniformes e materiais

A Secretaria de Educação adiantou a compra dos uniformes para 2019 e fez a distribuição de aproximadamente 76 mil peças para todas as escolas durante o mês de janeiro. Assim, as escolas têm uniformes para atender todos alunos e há, ainda, mais unidades em estoque para atender eventuais demandas. As escolas podem distribuir os uniformes a partir do primeiro dia de aula, mas cada escola define a melhor data, em conjunto com pais e responsáveis. Cada aluno irá receber duas camisetas.

As escolas também já receberam os livros didáticos que serão utilizados durante o ano letivo. Por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), foram oferecidos às escolas até seis livros por aluno, referentes aos componentes curriculares de portuguẽs, matemática, história, geografia, ciências e artes. Neste ano, as escolas também receberam livros de educação física para os professores da área e outra obra de Projetos Integradores, que abordam diferentes áreas do conhecimento.

Também já foram distribuídos para as escolas mais de 42,5 mil livros dos programas Ler e Escrever e EMAI (Educação Matemática dos Anos Iniciais), promovidos pela Fundação do Desenvolvimento da Educação (FDE), do Governo do Estado de São Paulo. Há ainda a previsão de chegada de novos livros do EMAI para o segundo semestre.

Matrículas

Para as crianças de 0 a 3 anos, a reserva de vagas deve ser feita no Poupatempo. Para as demais etapas, os pais ou responsáveis devem ir até as escolas de interesse. É recomendado procurar a escola mais próxima de casa. Se não houver vaga disponível na escola procurada, o interessado é encaminhado a outra unidade do setor. É possível obter mais informações sobre unidades escolares por região na Secretaria de Educação.

SERVIÇO

De 0 a 3 anos


Reserva de vagas feita no Poupatempo (Rua Antônio de Godoy, 3033 – Centro).

Documentos necessários (originais): certidão de nascimento da criança; comprovante de residência em nome do pai, da mãe ou responsável legal; RG e CPF do responsável; podem ser levados comprovante de trabalho e comprovante de recebimento do Bolsa Família.

Acima de 3 anos

É recomendado procurar a escola mais próxima de casa. Se não houver vaga disponível na escola procurada, o interessado é encaminhado a outra unidade do setor.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »