AtaNews Publicidade 728x90
31/01/2019 às 11h39min - Atualizada em 31/01/2019 às 11h39min

7 habilidades que um bom contador deve possuir

Conheça as principais competências para a área contábil

Gabriele Silva
Educa + Brasil
Foto: Divulgação

Conhecer as habilidades de um bom contador é importante para os profissionais interessados em uma carreira de sucesso na área contábil. Além de ter uma boa compreensão de cálculos, é importante desenvolver outras competências que poderão favorecer a atuação profissional em um mercado cada vez mais competitivo. Pensando nisso, listamos as habilidades que fazem parte do perfil do contador e auxiliam na busca por melhores oportunidades na carreira de contabilidade. Confira:

Conhecer novas tecnologias 

As inovações tecnológicas são cada vez mais rápidas e são fundamentais para melhoria e otimização de processos em diferentes áreas. Os profissionais graduados no curso de Ciências Contábeis devem dominar as novas tecnologias que impactam a sua área. Não apenas softwares, mas os novos modelos de gestão que contribuem para facilitar o andamento do trabalho.

Atendimento ao cliente

A atividade contábil envolve uma relação de confiança entre contadores e clientes. Um bom atendimento é capaz de dar início a um relacionamento sadio. Além disso, com a quantidade de profissionais atuantes, o atendimento pode ser um diferencial no momento do cliente optar entre um contador ou outro. 

Ética 

Esse relacionamento será ainda mais duradouro se o profissional possuir ética em suas ações. Independente da atividade, é imprescindível que os profissionais atuem com ética e apliquem o código moral da profissão. Na área das Ciências Contábeis essa é uma questão ainda mais importante devido o exercício da profissão possibilitar possíveis deslizes de conduta e atitudes antiéticas.

Marketing Pessoal 

Essa é uma ferramenta que, quando bem utilizada, pode auxiliar o profissional a evidenciar suas competências e características no ambiente profissional. O marketing pessoal será importante para o contador destacar as suas qualidades de forma positiva e conseguir se destacar no ambiente de trabalho.

Consultoria

A consultoria contábil é uma área com cada vez mais destaque. O dinamismo do mercado de trabalho possibilita que as empresas contem com o auxílio de um contador de forma pontual. No entanto, para conquistar boas oportunidades é necessário que o profissional trabalhe suas habilidades de consultoria, tendo agilidade para identificar os problemas e criatividade para propor soluções.

Dinamismo

Um profissional dinâmico, flexível e antenado se destaca no mercado. É importante possuir conhecimentos teóricos e práticos em diferentes segmentos da contabilidade e ter habilidade para “passear” entre eles. O dinamismo não deve ser confundido com o acúmulo de funções. Essa competência é importante para os profissionais conseguirem se adaptar a diferentes ambientes e conquistarem um campo de atuação mais amplo. 

 

Trabalho em equipe 

Saber trabalhar em equipe é fundamental em qualquer área e na contabilidade não poderia ser diferente. O profissional pode atuar em projetos e em equipes composta por outros profissionais, sendo necessário manter um bom relacionamento interpessoal para não interferir no trabalho realizado.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »