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25/01/2019 às 10h27min - Atualizada em 25/01/2019 às 10h27min

Assistente virtual auxilia cidadãos na busca por informações bancárias

Banco Central lançou ferramenta de inteligência artificial para facilitar acesso a informações pessoais

Portal Brasil
Tecnologia vai melhorar atendimento do BC aos cidadãos - Foto: Arquivo/Agência Brasil
Os brasileiros agora contam com um atendente virtual na busca de informações sobre dívidas, operações de câmbio, contas e outros relacionamentos com instituições financeiras. Trata-se do Din, o assistente online lançado pelo Banco Central (BC) nesta quinta-feira (24).

O robô interage diretamente com o cidadão por meio de uma janela de conversa (chat) em que é possível enviar perguntas e obter respostas instantâneas a qualquer hora do dia.

De acordo com o Banco Central, cerca de um terço dos pedidos de informações enviados à instituição já estão disponíveis na página do Registrato, sistema que reúne e disponibiliza este tipo de informação. Por meio de inteligência artificial, o Din vai ajudar os interessados a encontrar os dados buscados de forma rápida e direta.

A ferramenta permite ainda a consulta e geração de certidões que comprovam a inexistência de relações com instituições financeiras. Este documento pode ser auxiliar na comprovação de insuficiência de renda, requisito necessário para ter acesso a programas de financiamento estudantil, à justiça gratuita e à isenção de taxas de concursos, por exemplo.

Na versão atual, a tecnologia está disponível apenas em computadores. “O Din evoluirá em breve para ajudar com outros assuntos que envolvam o cidadão e o BC”, diz o comunicado do banco. Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato com a instituição pelo 145 ou no Fale Conosco.
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