AtaNews Publicidade 728x90
18/01/2019 às 11h24min - Atualizada em 18/01/2019 às 11h24min

Nunca houve uma época melhor para ser vegano

Com restaurantes e marcas famosas apresentando mais opções veganas do que nunca, manter uma dieta vegana agora é simples e indulgente, diz Meriel Armitage

ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais
Foto: The Guardian
Uma década atrás, quando decidi me tornar vegana por razões éticas, a palavra “decadente” era uma que você nunca teria usado para descrever a comida disponível. Mais frequente se encaixava no estereótipo sem graça de lentilhas, quinoa e tofu, com a ocasional salsicha vegana de Linda McCartney para animar as coisas. Agora, pergunte a um vegano o que eles comeram na noite passada e é provável que digam qualquer coisa, desde pizza coberta com “queijo” derretido até “frango” frito crocante ou burritos feitos de jaca. O estilo de vida vegano explodiu de verdade, introduzindo alimentos excitantes, coloridos e indulgentes, quer você seja vegano ou não.
Quando lancei o meu pop-up, o Club Mexicana, em 2012, quis desafiar a percepção entediante do veganismo de grão-de-bico e semente de chia. Inspirada por minhas viagens nos EUA, onde a comida vegana é inovadora e deliciosa, eu quis provar que ser vegano não significa perder nada.

Percebi que a alegria da comida mexicana não se origina da carne, mas os sabores ousados ​​e fortes criados por salsas e picles – a carne é apenas uma transportadora para esses sabores. Tentamos ser os mais criativos possíveis com nossos pratos, que incluem tacos com baja “tofish” – tofu-peixe – e broa de milho assada com torta de nozes, iogurte de soja defumado, pera em conserva e tomate defumado. Quando começamos a atingir clubes de jantar, muitas pessoas nem perceberam que a comida era vegana, o que era a minha intenção.

Nos últimos anos, os ingredientes veganos evoluíram rapidamente, o que ajudou a culinária vegana a se tornar tão excitante quanto é agora. O queijo vegano costumava ser terrível, mas agora você pode comprar de tudo, desde queijo azul vegano e camembert, cheddar e até ricota – todos tão picantes e decadentemente cremosos como o queijo real. No Club Mexicana, servimos palitos de mussarela vegana fritos feitos com óleo de coco, que são crocantes por fora e úmidos no meio.

As pessoas também muitas vezes erroneamente assumem que se tornar vegano significará privar-se de sobremesas e guloseimas saborosas, mas isso também não é mais o caso. O prato mais apelativo que oferecemos é o sorvete frito com molho de chocolate – ele realmente não fica mais apelativo do que isso.

Mais e mais restaurantes estão oferecendo menus veganos inovadores. Os supermercados agora oferecem uma incrível variedade de alimentos veganos que estão se expandindo o tempo todo. Marcas como a Ben & Jerry’s estão constantemente lançando novos produtos veganos que estão causando um burburinho do lado de fora, assim como no mundo vegano.

Nunca houve um momento melhor para ser vegano ou apenas para introduzir mais alternativas à base de vegetais em sua dieta diária. Com tantas cores, texturas e sabores surpreendentes, você nunca sentirá que está se privando da comida que você ama.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »