AtaNews Publicidade 728x90
16/01/2019 às 11h18min - Atualizada em 16/01/2019 às 11h18min

Saúde divulga Campanha do Janeiro Roxo contra hanseníase

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Araçatuba, através do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), realiza o Janeiro Roxo, Campanha de Conscientização e Combate à Hanseníase. O objetivo da Campanha, oficializada em 2016 pelo Ministério da Saúde, é aumentar o diagnóstico precoce dos casos e auxiliar no tratamento correto da doença, por meio da sensibilização e ações educativas com os profissionais de saúde da atenção básica.

Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica Municipal de Araçatuba, Priscila Cestaro, estão sendo realizadas ações de divulgação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), tais como reuniões com a população, informação impressa e abordagem nas áreas de atendimento. “Nosso objetivo com a Campanha é deixar um alerta à população para o diagnóstico precoce, que é fundamental na busca de impedir a transmissão da doença”, ressaltou.

A hanseníase é uma doença infecciosa, que atinge a pele, os nervos e pode levar a deficiências físicas, se manifestando através de manchas e com a diminuição de sensibilidade ao frio, ao calor e à dor. O paciente que realiza corretamente o tratamento, evita a transmissão da doença, que tem cura e tratamento gratuito.

Priscila ainda reforça o cuidado com os sinais da doença. “Em caso de dúvidas e na presença de manchas pelo corpo, procurar a unidade de saúde mais próxima”, concluiu.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »