30/11/2018 às 16h40min - Atualizada em 30/11/2018 às 16h40min

Lugares inusitados também podem abrigar sua horta

Saiba também alguns cuidados necessários para fazer o plantio dos vegetais

Revista Zapimóveis
Hortas em regadores e baldes (Foto: Thinkstock)
Atualmente, existe uma forte tendência de decorar e fazer coisas em casa no estilo ‘faça você mesmo’. Isso também se reflete nas hortas caseiras. Há muitas pessoas que adaptam objetos que já têm em casa para criar sua própria horta e elas podem ser colocadas em lugares inusitados.

Na opinião da arquiteta Adriana Victorelli, uma dessas possibilidades é utilizar cômodas de madeira para fazer uma horta na varanda do seu apartamento.

Outra opção é adaptar uma sapateira simples, dessas compradas em feiras livres, para fazer uma horta vertical.


Temperos plantados em escorredores de macarrão (Foto: Divulgação)

No entanto, alguns cuidados são necessários antes de plantar os vegetais na cômoda de madeira. “Primeiro, você deve se certificar de que o móvel é resistente. Depois, é preciso impermeabilizar a madeira para que não estrague por causa da umidade. Também é necessário drenar as gavetas para a passagem de água”, avisa Adriana.


Pneus são usados o lugar dos vasos (Foto: Divulgação)

No caso da sapateira, as plantas ou hortaliças devem ser colocadas nos próprios vasinhos dentro dos buracos da sapateira para não criar muita umidade e estragar a peça.

“Outro lugar inusitado para plantar pode ser um pneu, porém, é preciso tomar cuidado com a umidade, pois há o risco de acumular água”, alerta a arquiteta. Até mesmo panelas e chaleiras velhas, canecas, botas, luvas ou latas podem ser usadas. Basta abusar da imaginação!


É possível plantar também em canecas (Foto: Divulgação)

Adriana orienta ainda sobre o que é preciso ter para fazer a horta. “São necessários vasos ou floreiras de cimento, barro ou plástico, terra já preparada e adubada, pedras, cacos de tijolos, de vasos ou argila expandida, manta para jardinagem e, naturalmente, mudas de temperos à sua escolha”, finaliza.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »