AtaNews Publicidade 728x90
30/11/2018 às 15h48min - Atualizada em 30/11/2018 às 15h48min

Mutirão de Limpeza ultrapassa 600 toneladas; distritos e centro têm coleta neste sábado em Marília

Meta é ampliar a segurança contra o Aedes aegypti e animais peçonhentos

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Termina neste sábado (1) o 2º Mutirão de Limpeza de 2018. Os caminhões da coleta percorrerão as ruas do centro e dos distritos removendo latas, garrafas, móveis velhos e outros objetos deixados pelos moradores em frente às residências.

Finalizada na quarta-feira (28), a varredura na zona sul resultou na remoção de 204 toneladas de inservíveis. No total, desde o início da força tarefa, já foram retirados das casas e terrenos mais de 600 toneladas de objetos que poderiam virar criadouros do mosquito Aedes aegipty ou atrair animais peçonhentos.

Neste sábado haverá coleta na região central da cidade e nos distritos de Padre Nóbrega e adjacências (Maracá, Montana e Trieste Cavichioli), Avencas, Rosália, Amadeu Amaral, Dirceu e Lácio.

A secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, lembra que este é o segundo mutirão de 2018, o quarto em dois anos. A cidade tem mantido sob controle os principais indicadores de transmissão de doenças, com o esforço dos técnicos da Saúde, das equipes em campo e da população.

“A limpeza dos quintais e do interior das casas inibe inúmeras ameaças e pragas urbanas como baratas, ratos, aranhas. Com a colaboração dos moradores, o mutirão também aumenta a proteção contra animais peçonhentos, que podem se esconder nos quintais, em meio a móveis velhos, madeira apodrecida e outros inservíveis”, disse.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, reforça o pedido para que a população observe o calendário de coleta, colocando em frente às casas latas, garrafas, pneus, móveis velhos, madeiras, objetos de plástico e outros que possam acumular água.

Ele alerta, porém, que durante o mutirão não serão recolhidos galhos, entulhos de construção e lixo orgânico. “O objetivo do mutirão é remover estes possíveis criadouros, da forma mais rápida possível, por toda a cidade. Materiais que requerem mais tempo e máquinas para coleta não podem ser misturados”, explica Dolce.

BALANÇO

Em 2017, durante os dois mutirões, foram recolhidos cerca de 1,5 mil toneladas de inservíveis na cidade. No início desse ano, foram mais 700 toneladas.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »