AtaNews Publicidade 728x90
24/10/2018 às 08h27min - Atualizada em 24/10/2018 às 08h27min

Envelhecimento da pele: tem como prevenir?

No Brasil, nos últimos dois anos, a procura por procedimentos estéticos não cirúrgicos, aumentou 390%

Dr ª Monalisy Rodrigues
Assessoria de Imprensa, Naves Coelho
Foto: Divulgação
Rugas de expressão, pés de galinha e olhos fundos. Todas essas marcas são problemas estéticos que incomodam milhares de pessoas, especialmente as mulheres. Isso acontece, pois, com o passar dos anos a pele naturalmente perde a elasticidade, a sustentação do tecido conjuntivo e a sua hidratação.

De acordo com os dados do Censo 2016 da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), no Brasil, nos últimos dois anos, a procura por procedimentos estéticos não cirúrgicos, aumentou 390%. As principais consumidoras foram as mulheres com menos de 40 anos. Nas clínicas de estética e nos consultórios médicos, a busca por orientações para cuidar da pele começa mais cedo, por volta dos 25 anos.

Existem tratamentos simples para retardar os traços do envelhecimento e manter a aparência jovial. O preenchimento facial é um dos mais indicados e eficazes, e consiste em preencher rugas e sulcos com a injeção de substâncias na derme. De acordo com a médica dermatologista Monalisy Rodrigues, o procedimento é recomendado para quem deseja ter uma pele mais jovem, firme e natural. “O preenchimento melhora a aparência das linhas de expressão, embeleza os lábios, reestrutura as maçãs do rosto e sulcos profundos, suaviza cicatrizes e repara imperfeições”, explica.

Existem três tipos de preenchimento facial e suas aplicações variam com objetivo de cada um. O mais procurado é feito com ácido hialurônico. O tratamento possui várias vantagens, como o fato de ser rápido e pouco invasivo, e pode ser aplicado na face, lábios e no dorso das mãos. A Dra. Monalisy esclarece as principais dúvidas sobre o assunto:
 
O preenchimento com ácido hialurônico é mesmo seguro?

Sim. O ácido hialurônico está presente em nosso organismo e por não ser uma substância “estranha” ao corpo é mais segura , tem menor probabilidade de ocasionar "alergia" ou complicações.

O procedimento é doloroso? Qual o tempo de aplicação?

É um procedimento considerado “minimamente invasivo” e muito bem tolerado. Ele possui na sua formulação a lidocaína, um anestésico local bem eficiente, que contribui para maior conforto do paciente. O tempo de aplicação depende da quantidade de produto que será utilizado.

Em quanto tempo os resultados aparecem e qual sua duração?

Os resultados são observados logo após a aplicação e tendem a ficar mais naturais com o passar dos dias. A durabilidade varia de acordo com o produto utilizado e a técnica de aplicação. Em média, chega a durar de um a dois anos, dependendo do tipo e marca do preenchedor.

Quais cuidados devem ser tomados após o preenchimento?

Não aplicar maquiagem no mesmo dia do procedimento, evitar atividade física e a exposição solar são as orientações que repasso aos meus pacientes. Também é normal que algumas pessoas notem um inchaço nas áreas de aplicação.

Caso a pessoa não goste do resultado, é um procedimento reversível?

Sim, é reversível. Os preenchimentos a base de ácido hialurônico podem ser degradados facilmente com a aplicação de uma enzima, que o metaboliza rapidamente.

Existe um limite de aplicações? 

O limite é o bom senso. Os tratamentos à base de preenchedores devem buscar sempre a naturalidade, a “melhor versão” de cada um.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »