AtaNews Publicidade 728x90
31/01/2018 às 14h35min - Atualizada em 31/01/2018 às 14h35min

Top 10: carros menos econômicos do Brasil

Notícias Automotivas
Foto: Reprodução
Até pouco tempo atrás, boa parte dos automóveis comercializados no mercado brasileiro (sobretudo no segmento de populares) não contava com qualquer tecnologia relevante na motorização para tornar o conjunto mais econômico e menos poluente. Para a felicidade de muitos, essa situação já não é mais a mesma nos dias atuais e há até carros compactos com motorização turbo e injeção direta de combustível, algo inimaginável até pouco tempo atrás.

E essas tecnologias, como já citado, acabam influenciando diretamente no consumo de combustível do veículo, beneficiando o bolso do proprietário no momento de abastecer. Além disso, esses novos propulsores conseguem entregar mais potência e torque – mas isso já é assunto para outra matéria.

Ainda assim, apesar de toda essa nova avalanche de renovação mecânica, há muitos automóveis que decepcionam quando o assunto é consumo de combustível. Separamos os 10 carros mais beberrões à venda no Brasil, considerando um modelo por categoria e deixando de lado os esportivos, que normalmente entregam um consumo de combustível “piorado” para focar no desempenho. Confira:

Hatches compactos – Fiat Argo HGT 1.8 AT

jeep-renegade-sport-flex-avaliação-NA-44 Top 10: carros menos econômicos do Brasil

jeep-renegade-sport-flex-avaliação-NA-44 Top 10: carros menos econômicos do Brasil



Entre os hatches compactos, o modelo que mais “bebe” é o novato Fiat Argo na versão topo de linha HGT com motor 1.8 litro flex e transmissão automática. De acordo com dados do Inmetro, o hatch mais caro da Fiat em nosso mercado entrega consumo de 7 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com etanol e 10 e 12,8 km/l, respectivamente, com gasolina, com notas “D” na comparação relativa na categoria e “C” na comparação absoluta geral.

O Fiat Argo HGT é equipado com um motor de quatro cilindros que consegue desenvolver até 139 cavalos de potência e 19,3 kgfm de torque, com uma transmissão manual de cinco marchas ou, neste caso, uma automática de seis velocidades.

Hatches médios – BMW 120i 2.0 AT

jeep-renegade-sport-flex-avaliação-NA-44 Top 10: carros menos econômicos do Brasil

jeep-renegade-sport-flex-avaliação-NA-44 Top 10: carros menos econômicos do Brasil



Do lado dos hatches médios, o modelo que mais bebe etanol ou gasolina é o BMW 120i, que embora seja de uma marca premium, é fabricado no território nacional. Este automóvel usa um motor 2.0 litros flex, com turbocompressor e injeção direta, de até 186 cv e 27,5 kgfm, com câmbio automático de oito marchas e tração dianteira.

Apesar de toda a tecnologia, o consumo do carro é um tanto quanto elevado. O Inmetro diz que o BMW entrega consumo de 6,6 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol e 9,6 e 12,7 km/l, respectivamente, com gasolina, com notas “E” na comparação relativa na categoria e “C” na comparação absoluta geral.

Sedãs compactos – Chery Celer Sedan 1.5 MT

jeep-renegade-sport-flex-avaliação-NA-44 Top 10: carros menos econômicos do Brasil

jeep-renegade-sport-flex-avaliação-NA-44 Top 10: carros menos econômicos do Brasil



A respeito dos sedãs compactos, o que mais decepciona é o Chery Celer Sedan, que embora esteja um pouco sumido das ruas, ainda consta no site da marca. O sedã chinês produzido no Brasil tem consumo de 6,6 km/l na cidade e 7,9 km/l na estrada com etanol e 9,2 e 11,4 km/l, respectivamente, com gasolina, com notas “E” na comparação relativa na categoria e “C” na comparação absoluta geral.

O motor é um 1.5 litro flex de até 113 cv e 15,5 kgfm, com transmissão manual de cinco marchas. O Celer hatch é dotado do mesmo conjunto e entrega praticamente os mesmos números de consumo do três-volumes, mas resolvemos deixa-lo de fora entre os hatches compactos por ser bastante parecido com o sedã.

Sedãs médios – Mitsubishi Lancer 2.0 CVT

jeep-renegade-sport-flex-avaliação-NA-44 Top 10: carros menos econômicos do Brasil

jeep-renegade-sport-flex-avaliação-NA-44 Top 10: carros menos econômicos do Brasil



O sedã médio com o pior consumo no mercado brasileiro é o Mitsubishi Lancer 2.0 CVT. Ele também é um dos únicos que oferece um propulsor movido somente a gasolina. O consumo do carro é de consumo de 9,1 km/l na cidade e 11 km/l na estrada, com notas “C” na comparação relativa na categoria e “C” na comparação absoluta geral.

O Lancer é equipado em todas as versões com um motor 2.0 litros de quatro cilindros, capaz de entregar potência máxima de 160 cv e torque máximo de 20,1 kgfm, com transmissão automática do tipo CVT que simula seis marchas.

Sedãs grandes – Mercedes-Maybach S 500 4.7 V8 AT

jeep-renegade-sport-flex-avaliação-NA-44 Top 10: carros menos econômicos do Brasil

jeep-renegade-sport-flex-avaliação-NA-44 Top 10: carros menos econômicos do Brasil



Dá para falar que quem está disposto a gastar R$ 1.265.900 num Mercedes-Maybach S 500 não se preocupa nem um pouco com consumo. Entretanto, o sedã grande de luxo com seus 5 metros de comprimento e quase 3 metros de entre-eixos é o mais beberrão da categoria. Ele oferece um motor 4.7 V8 biturbo de 455 cv e 71,4 kgfm, com câmbio automático de nove marchas e tração traseira.

Este conjunto é responsável por entregar um consumo de 5,8 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada, com notas “E” na comparação relativa na categoria e “E” na comparação absoluta geral.

Peruas e minivans – JAC T8 2.0 MT

jeep-renegade-sport-flex-avaliação-NA-44 Top 10: carros menos econômicos do Brasil

jeep-renegade-sport-flex-avaliação-NA-44 Top 10: carros menos econômicos do Brasil



Atual carro mais caro e equipado da JAC Motors no mercado brasileiro, o chinês T8 é também a minivan mais beberrona oferecida em nosso mercado. O modelo é equipado com um motor 2.0 turbo de quatro cilindros a gasolina, que entrega 175 cv e 26,5 kgfm, com câmbio manual de seis marchas.

O consumo do JAC T8 é um dos piores desta lista. A minivan faz 5,3 km/l na cidade e 6,3 km/l na estrada, resultando em notas “E” na comparação relativa na categoria e “E” na comparação absoluta geral.

SUVs compactos – Jeep Renegade Sport 1.8 Flex AT

jeep-renegade-sport-flex-avaliação-NA-44 Top 10: carros menos econômicos do Brasil

jeep-renegade-sport-flex-avaliação-NA-44 Top 10: carros menos econômicos do Brasil



O crossover/SUV compacto que ostenta o título de mais beberrão no mercado brasileiro é o Jeep Renegade na versão Sport com motor 1.8 flex e transmissão automática. Este modelo consegue consumir 6,5 km/l na cidade e 7,6 km/l na estrada com etanol e 9,5 e 10,9 km/l, respectivamente, com gasolina, com notas “B” na comparação relativa na categoria e “C” na comparação absoluta geral.

O motor usado no Renegade é o mesmo do Argo HGT, capaz de entregar até 139 cv e 19,3 kgfm, com um câmbio automático de seis marchas.

SUVs médios e grandes – Audi Q7 3.0 V6 TFSI AT

jeep-renegade-sport-flex-avaliação-NA-44 Top 10: carros menos econômicos do Brasil

jeep-renegade-sport-flex-avaliação-NA-44 Top 10: carros menos econômicos do Brasil



Parte da tese do Mercedes-Maybach também vale para o Audi Q7: o modelo é o que mais consome entre os crossovers/SUVs médios e grandes em sua versão com motor a gasolina, mas o preço de R$ 414,3 mil mostra que isso pode não ser uma preocupação tão grande dos proprietários.

Ele usa um propulsor 3.0 V6 TFSI (turbo) de até 333 cv e 44,9 kgfm, com câmbio automático de oito marchas e tração nas quatro rodas. Tal aparato entrega consumo de faz 6,9 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada, resultando em notas “E” na comparação relativa na categoria e “E” na comparação absoluta geral.

Picapes compactas – Fiat Strada Adventure CE 1.8 Flex MT

jeep-renegade-sport-flex-avaliação-NA-44 Top 10: carros menos econômicos do Brasil

jeep-renegade-sport-flex-avaliação-NA-44 Top 10: carros menos econômicos do Brasil



Picape compacta mais vendida no Brasil, a Strada também é o modelo que tem o maior consumo no segmento. A versão Adventure com motor 1.8 litro flex e transmissão manual do modelo tem consumo de 6,7 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada com etanol e 9,6 e 11 km/l, respectivamente, com gasolina, com notas “D” na comparação relativa na categoria e “C” na comparação absoluta geral.

O propulsor da Fiat Strada Adventure é praticamente o mesmo do Argo HGT e do Renegade Sport, mas com alguns recursos a menos e números de potência e torque menores. Ele rende até 132 cv e 18,9 kgfm, com câmbio de cinco marchas.

Picapes médias – Toyota Hilux CD SRV 2.7 Flex AT

jeep-renegade-sport-flex-avaliação-NA-44 Top 10: carros menos econômicos do Brasil

jeep-renegade-sport-flex-avaliação-NA-44 Top 10: carros menos econômicos do Brasil



Por fim, a picape média com o pior consumo no mercado brasileiro é a Toyota Hilux em sua versão SRV com cabine simples, motor 2.7 litros flex e transmissão automática. Este propulsor tem até 163 cv e 25 kgfm e usa um câmbio automático de seis velocidades e tração traseira.

O consumo da picape é de 4,8 km/l na cidade e 5,6 km/l na estrada com etanol e 6,9 e 8,1 km/l, respectivamente, com gasolina, com notas “C” na comparação relativa na categoria e “E” na comparação absoluta geral.

        

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »