AtaNews Publicidade 728x90
16/10/2018 às 11h57min - Atualizada em 16/10/2018 às 11h57min

Outubro Rosa faz alerta para câncer de mama em animais

Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, os tumores de mama correspondem a 52% dos casos de câncer em cadelas e 17% em gatas

ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais
Foto: Imagem Ilustrativa


O câncer de mama é uma realidade que atinge não só humanos, mas também animais. De acordo com o doutor em oncologia veterinária Rafael Cuconati, a incidência da doença em cadelas é três vezes maior do que em seres humanos.

“Ele (o tumor) pode aparecer bem pequeno, menor que do uma cabeça de alfinete também. Então, tem que fazer uma apalpação bem minuciosa”, explicou o doutor ao G1.

Dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária indicam que os tumores de mama correspondem a 52% dos casos de câncer em cadelas e 17% em gatas. Meg é uma das cadelas que já foi acometida pela doença. “Quando ela chegou já tinha os tumores da mama e foi a primeira vez que ela operou. A segunda vez, ela operou um tumor do dedinho da pata. E a terceira vez foi agora recentemente, em agosto, que ela operou de novo e tirou a outra cadeia mamária”, contou Ana Paula Mateucci, tutora de Meg.

Os tumores, segundo Ana Paula, foram detectados nos primeiros estágios, o que facilitou o tratamento. “Tanto o tumor da patinha, quanto o da mama, foi observando e apalpando que eu achei”, disse.

Campanha de conscientização
Alunos e professores do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, em Campinas (SP), estão realizando uma campanha sobre a necessidade da prevenção e a importância do diagnóstico precoce em relação ao câncer de mama.

]

Para conscientizar tutores e prevenir casos da doença, consultas gratuitas estão sendo oferecidas na faculdade durante todo o mês de outubro, além de descontos em exames e em procedimentos cirúrgicos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »