AtaNews Publicidade 728x90
16/10/2018 às 09h43min - Atualizada em 16/10/2018 às 09h43min

Semana especial intensifica Outubro Rosa

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou evento de abertura da Semana de Intensificação do Outubro Rosa, na tarde de segunda-feira (15), junto ao prédio da UMA – Universidade Aberta da Melhor Idade, no centro da cidade.

A Semana especial acontece em parceira com Hospital de Barretos, que disponibilizou uma unidade móvel equipada para exames de mamografia, e com apoio de instituições locais .

Participaram da abertura o prefeito Dilador Borges, a vice-prefeita Edna Flor, o presidente da Câmara Municipal de Araçatuba, Rivael Papinha, a secretária municipal de Saúde, Carmem Guariente e representantes das entidades e empresas apoiadoras, bem como secretários e servidores municipais, além de população interessada e alunos do curso de Medicina .

De 15 a 20 de outubro, o objetivo é intensificar a conscientização e alertar mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. Carmem Guariente incentiva a busca das mulheres pelos cuidados com a saúde. “Chamamos a todas as mulheres com mais de 40 anos a procurarem os exames preventivos, não só neste mês, pois sabemos que o câncer é uma triste realidade e o quanto é menos sofrida a prevenção”.

Durante a semana, as mulheres terão três opções para fazer os exames. Duas já estavam disponíveis, que são os atendimentos em clínica conveniada e no AME (Ambulatório de Especialidades Médicas), e agora a carreta do Hospital de Câncer de Barretos, que atenderá em locais abertos ao público, por cinco dias. Além disso, todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) trabalharão com horário estendido, 7h às 20h. No sábado (20), elas abrirão das 8h às 14h.

O prefeito Dilador Borges aproveitou para anunciar que está programado o retorno do atendimento a exames de mamografia no Hospital Municipal da Mulher de Araçatuba já na próxima semana. Os atendimentos estavam suspensos desde abril.

Mamografia no HMM

Os serviços no Hospital da Mulher serão prestados pela empresa Ambrósio & Ambrósio, vencedora da licitação realizada pela administração com regras que garantam o chamado ‘investimento inteligente’. Até então, a Prefeitura de Araçatuba pagava por um pacote de serviços, mesmo que os pacientes faltassem. Agora, pagará apenas o que realmente for efetivado.

O contrato é no valor máximo de R$ 323.040,00. A prestadora de serviços receberá por produtividade. Deverão ser realizados, no mínimo, 300 exames por mês. A Secretaria de Saúde estima que há uma fila de duas mil mulheres esperando por ser atendidas. No período em que os trabalhos no Hospital da Mulher estavam suspensos, a administração manteve uma média de 300 atendimentos por meio da clínica e do AME.

De acordo com secretária de Saúde, Carmem Silvia Guariente, para diminuir a fila ou o tempo de espera pelo atendimento, a empresa fará atendimentos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. E para a campanha do Outubro Rosa haverá um mutirão no sábado (27), das 8h às 17h. Serão atendidas mulheres que aguardam agendamento através das Unidades Básicas de Saúde.

“Os exames serão realizados no Hospital da Mulher e contemplará as mulheres que aguardam agendamento por meio das Unidades Básicas de Saúde”, destaca a secretária.

O prefeito Dilador Borges destaca que o ‘investimento inteligente’ garante que o dinheiro público seja usado de forma racional. “Antigamente, tínhamos um altíssimo nível de faltas nas consultas. Dezenas de mulheres marcavam e não compareciam. Tiravam a chance de outra pessoa ser atendida e ainda a Prefeitura pagava pela consulta. Fiz questão de mudar isso. Vamos pagar por produtividade e fazer esforços para que as mulheres compareçam no dia e na hora marcada”, destacou o prefeito.

CARRETA

A unidade móvel de exames contra o câncer de mama do Hospital de Barretos atenderá em Araçatuba na próxima semana. Entre esta segunda-feira (15) e quarta-feira (17), ela ficará em frente à UNA (Universidade Aberta da Melhor Idade), na rua Joaquim Nabuco, 155, no centro. Na quinta-feira (18) e sexta-feira (19), ela está em frente ao Supermercado Makro Atacadista, na rua Clibas de Almeida Prado, no bairro Casa Nova.

Na terça, quarta e quinta-feira, das 8h às 14h. Na sexta-feira, as mulheres serão acolhidas das 8h às 14h.

A diretora do Departamento de Assistência Básica de Araçatuba, Aparecida Nava, destaca que esta mobilização do Outubro Rosa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de colo de útero e fazer os exames necessários.

“Realizaremos o mutirão de atendimento dos exames e ainda atividades de sensibilização da comunidade feminina, para as condutas adequadas à prevenção, até com busca ativa das mulheres que estejam com o papanicolau em atraso”, destaca Aparecida Nava.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »