AtaNews Publicidade 728x90
10/10/2018 às 11h52min - Atualizada em 10/10/2018 às 11h52min

Supermercados têm melhor geração de empregos no mês de agosto em três anos

Acompanhando os bons números de empregos no país, setor acelera contratações, tem melhor resultado do ano e gera quase 4 mil vagas

Fábio Barbosa
Assessoria de Imprensa, APAS
Depois de mostrar reação em julho, após um primeiro semestre com aumento de postos de trabalho abaixo do esperado, o setor supermercadista manteve o bom desempenho em agosto e atingiu o melhor mês no ano ao apresentar crescimento de 3.918 vagas, conforme dados divulgados pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e analisados pela APAS – Associação Paulista de Supermercados.
                                     
“As contratações nos supermercados paulistas representaram cerca de 25% do total no estado de São Paulo no mês de agosto. Isso mostra o quanto o setor é o termômetro da economia e reflete primeiro tudo aquilo que acontece no Brasil”, comentou o economista da APAS, Thiago Berka.
 
O resultado apresentado em agosto foi o melhor do que o apresentado no mesmo mês dos três últimos anos. Em agosto de 2015 foram criadas 1.552 vagas; em 2016, outras 2.316 contratações; em 2017, tiveram 1.920 oportunidades.


Fonte: Caged
 
Quando analisados os empregos gerados por municípios, a liderança segue com a capital, com 1.355 ou quase 34% do total no mês no estado. Sorocaba, Diadema, Campinas, Vinhedo, Sertãozinho, Itaí, Santo André, Ribeirão Preto e Penápolis, completam o cenário das dez cidades que mais criaram vagas em agosto.


Fonte: Caged
 
Entre as subcategorias do varejo alimentar, supermercados e hipermercados criaram 2.725 vagas, também seu melhor resultado no ano e em 3 anos. Já os minimercados e mercearias tiveram um bom resultado para o ano, porém, o pior em nove anos para o mês de agosto. Atacados e atacarejos criaram 350 vagas e hortifrútis outras 186, o melhor desempenho em cinco anos para o mês.


Fonte: Caged

Entre os principais empregos gerados estão:


Fonte: CAGED




Nota Metodológica:

A Pesquisa de Emprego dos Supermercados apura mensalmente o comportamento do emprego no setor supermercadista através de dados do CAGED (Cadastro Geral De Empregados E Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego. São coletados dados sobre a Admissão, Demissão, Saldo Mensal e Saldo Total de funcionários ligados a atividade supermercadista, e os indicadores apontam a evolução e o comportamento do setor ao longo do tempo.
 
Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.508 associados, que somam 3.363 lojas.

Sobre a APAS Regional Araçatuba: Em 2017, a região de Araçatuba foi responsável por 1,3% do faturamento do setor supermercadista no estado, o que equivale a aproximadamente R$ 1,5 bilhão. Aqui, o setor emprega, aproximadamente, 7 mil colaboradores. Só na cidade de Araçatuba o setor de supermercados faturou no ano passado R$ 453 milhões, o que equivale a cerca de 31% da região e 0,4% do faturamento de todo o estado de São Paulo.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »