AtaNews Publicidade 728x90
04/10/2018 às 11h08min - Atualizada em 04/10/2018 às 11h08min

Como é produzida a energia nuclear e quais os seus impactos?

Agência Nacional de Energia Elétrica
Foto: Divulgação
O grande aumento do efeito estufa e a preocupação com a preservação do meio ambiente, nos fez buscar novas formas de se produzir energia de uma maneira menos poluente. Hoje, a energia nuclear é considerada um tipo de energia limpa, ainda que os seus impactos possam ser grandes. Você sabe como funcionam e quais os impactos gerados por usinas nucleares?

A energia nuclear ficou conhecida a partir da década de 40, e nos últimos anos passou a ser considerada uma fonte de energia limpa – ainda que não seja um tipo de energia renovável – , já que a sua produção e operação gera baixos índices de gás carbônico (CO2), principal responsável pelo efeito estufa. Apesar de estar em expansão, as indústrias de energia nuclear entraram em declínio após a ocorrência de dois acidentes bem conhecidos (Three Mille Island, em 1979 e Chernobyl, em 1986). Foram 3 décadas até que a energia nuclear voltasse a ser produzida após muita oposição, principalmente de ambientalistas.

Cidade onde ocorreu o desastre de Chernobyl, na Ucrânia. Créditos: Reprodução.




Cidade onde ocorreu o desastre de Chernobyl, na Ucrânia. Créditos: Reprodução.

A matéria-prima para se produzir este tipo de energia é o mineral urânio. Ele pode ser encontrado em estado natural e extraído de rochas da crosta terrestre, a camada mais externa da Terra. Existem ainda fontes secundárias para a obtenção de urânio, através dos materiais obtidos a partir da desativação de artefatos de guerras em estoques civis e militares.A energia é produzida a partir da fissão do átomo de urânio, ou seja, quando o núcleo do átomo se divide em duas ou mais partículas. A fissão dos átomos de urânio aquece a água a temperaturas baixíssimas, que acaba não evaporando a 100°C devido à alta pressão em que a água é mantida. Através da troca de calor entre os circuitos de produção de energia e a água, uma turbina é movimentada para acionar o gerador elétrico e produzir a energia.

O vapor gerado, depois de mover a turbina, passa por um condensador, onde é refrigerado pela água do mar, que é trazida por um circuito independente.




O funcionamento de uma energia nuclear. Créditos: Eletrobras.

Entre os benefícios para utilizar este tipo de energia estão a grande disponibilidade de urânio e a baixa taxa de emissão de dióxido de carbono.

Hoje, entre as formas disponíveis que temos de produzir energia elétrica, as usinas nucleares são as formas menos agressivas ao meio ambiente. Isto é, se não considerarmos a possibilidade de acidentes.Além da possibilidade de acidentes, não podemos esquecer dos rejeitos radioativos (lixo nuclear) que serão produzidos de qualquer maneira e precisam ser descartados.

Hoje, os rejeitos nucleares são acondicionados em depósitos construídos especialmente para eles, e que permanecem fechados e isolados do meio ambiente até que percam sua propriedade radioativa depois de um longo período, buscando evitar a contaminação. Com os avanços da tecnologia os impactos podem ser menores, mas os riscos ambientais continuam sendo grandes. Cabe também lembrarmos que o país que produz energia nuclear, detém também em suas mãos a possibilidade de fabricar uma bomba atômica.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »