AtaNews Publicidade 728x90
28/09/2018 às 11h37min - Atualizada em 28/09/2018 às 11h37min

Araçatuba vai inaugurar o primeiro Pomar Urbano

Área no Jardim Universo ganhará 50 mudas árvores frutíferas por iniciativa do vereador Dr Flávio Salatino

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Será inaugurado nesse sábado (29) o primeiro Pomar Urbano de Araçatuba (SP). A área de 700 m2, no Jardim Universo, vai ganhar 50 mudas de árvores frutíferas de 10 espécies: abacate, acerola, amora, araçá, araçá roxo, goiaba, guabiroba, jabuticaba, nêspera e pitanga. O Programa Municipal de Pomar Urbano com Árvores Frutíferas foi instituído no ano passado, quando o prefeito sancionou a Lei 7991, de 5 de outubro de 2017, de autoria do vereador Dr Flávio Salatino.
 
"Precisamos preservar os ambientes naturais, principalmente no que diz respeito à flora e à fauna. O Pomar Urbano vem ao encontro dessa expectativa, pois é uma medida socioambiental de complementação vegetal frutífera em regiões urbanas. A intenção é contribuir para o equilíbrio do ecossistema, ao servir de atrativo e alimento para diversas espécies animais, como aves, abelhas, borboletas e besouros, que se encarregam de fazer a polinização na natureza", explica Salatino.


 
O vereador também destaca que, além de estimular o plantio de árvores frutíferas em locais de propriedade da prefeitura, o programa colabora para o resgate de carbono, a melhoria da arborização e o embelezamento da paisagem da cidade. Também ajuda na preservação e minimização do desaparecimento de espécies da nossa fauna, que se alimentam de frutas, e vêm sendo dizimadas pelo desmatamento e pela desordem urbana.
 
O Programa
 
O Programa Municipal de Pomar Urbano com Árvores Frutíferas é destinado ao plantio de espécimes frutíferos de pequeno e médio porte nas áreas próprias do município, que estejam ou não sob concessão de terceiros, áreas verdes e institucionais. Observando a legislação ambiental vigente, devem ser adotadas as espécies mais adequados ao local, segundo a natureza do solo, os critérios de paisagismo, a adaptabilidade ao clima, a dimensão da área e a quantidade a ser plantada.
 
A lei também diz que o paisagismo poderá ser substituído pelo plantio de espécimes frutíferos, conforme os critérios definidos, sendo autorizado quando não houver prejuízo à arborização existente; quando houver queda de árvores existentes ou eliminação, devidamente justificada, por deliberação do órgão competente; quando o estado fitossanitário da árvore justificar. E, a critério do poder público municipal, árvores frutíferas de grande porte poderão ser plantadas, desde que observadas a segurança das pessoas e de bens e que não ofereçam qualquer risco à saúde pública.
 
Serviço
 
Evento: Inauguração do Pomar Urbano
Data: 29/09 (sábado)
Horário: 9h
Local: área verde do Jardim Universo
Endereço: Rua Francisco Félix Neto (em frente ao número 660)
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »