AtaNews Publicidade 728x90
27/09/2018 às 11h28min - Atualizada em 27/09/2018 às 11h28min

Mais de 370 mil brasileiros conseguiram emprego pelo Sine em 2018

Saiba como acessar o sistema para buscar uma oportunidade de trabalho

Portal Brasil
Os cargos e funções mais preenchidos foram: alimentador de linha de produção (47,3 mil vagas) e faxineiro (18,3 mil) - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Um levantamento do Ministério do Trabalho apontou que, entre janeiro e agosto deste ano, mais de 370 mil cidadãos brasileiros conseguiram emprego por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Os cargos e funções mais preenchidos foram: alimentador de linha de produção (47,3 mil vagas ocupadas), faxineiro (18,3 mil), servente de obras (13,7 mil), operador de telemarketing ativo e receptivo (11,5 mil) e operador de caixa (11 mil).

Os estados com mais inserções no mercado de trabalho pelo Sine são: Paraná (77,2 mil), São Paulo (58,3 mil), Ceará (34,9 mil), Rio Grande do Sul (29,2 mil) e Minas Gerais (27,6 mil). No recorte por idade, a maioria (112,2 mil) têm entre 30 e 39 anos. Os jovens de 18 a 24 anos respondem por 101 mil vagas ocupadas este ano. 

O Sine é uma plataforma que capta e registra vagas de trabalho e cruza esses dados com o perfil dos trabalhadores cadastrados. A partir desse processo, os trabalhadores são convocados e encaminhados para entrevistas de emprego. Para fazer parte do banco de dados do Sine, o trabalhador tem três opções:

1. Presencial
O cidadão pode ir, pessoalmente, a um dos postos de atendimento da Rede Sine, presentes em todo o País, e solicitar o cadastro. Clique aqui para conferir os endereços dos postos. Não se esqueça de levar os documentos e fornecer os dados necessários: número do PIS/Pasep ou Número de Identificação Social (NIS/NIT); Cadastro de Pessoa Física (CPF); Carteira de Identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); endereço eletrônico (e-mail).

2. Pela internet (site)
Outra opção é acessar o site e fazer o cadastro pelo Emprega Brasil. Clique aqui para conferir o passo a passo sobre como se cadastrar.

3. Pela internet (aplicativo)
O trabalhador também pode fazer download do aplicativo Sine Fácil em seu dispositivo móvel. Por enquanto, a ferramenta só está disponível para aparelhos que utilizam sistema operacional Android. Para baixar, é só clicar aqui.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »