30/04/2021 às 16h05min - Atualizada em 30/04/2021 às 16h05min

É PRECISO EDUCAR NAS ESCOLAS

A Senciência e Direitos dos Animais

Gilberto Pinheiro

Gilberto Pinheiro

Amigos dos animais. Somos o coração, a alma, a voz dos animais. Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil.

Há tempos insisto com um ideal que guardo e tem origem em minha alma sonhadora e idealista:  levar ao público leitor, assim como a alunos de todas as séries nas escolas e universidades  o quão é importante a vida de cada animal.  Isso vem de longe, desde a minha infância e, somente agora, na fase adulta, tenho plenas condições de concretizar tal objetivo, haja vista meu esforço e dedicação a   estudos alusivos à neurociência e aspectos jurídicos, em outras palavras, a senciência e os direitos dos animais.    Bem verdade que já citei em artigos anteriores o assunto em questão, embora de forma incipiente ou an passant.
 
A grande síntese desse meu ideal é que se torne disciplina obrigatória em todas escolas e  cursos superiores tais estudos alusivos  à vida animal, o combate sistemático a todas as formas de maus-tratos e crueldade contra eles. 
 
Esse entendimento é consensual e realidade em muitos países desenvolvidos, com leis rigorosas e punitivas aos infratores. Nos EUA por exemplo, quem maltratar um animal com requinte de crueldade e se o mesmo for a óbito e se o criminoso for  levado a juízo, será condenado à reclusão, num período de dois a quatorze anos.  Lá, a lei é para valer.  E aqui no Brasil também deveria ser assim!
 
A impunidade, infelizmente, é regra em nosso país, ainda mais quando as vítimas são animais.   Há uma cultura atávica, ou seja, que vem de geração a geração que os animais são seres vivos mas secundários, não merecendo a nossa atenção.  Tanto é verdade que há no Brasil, segundo a OMS aproximadamente 30 milhões de animais abandonados nas ruas de nosso país, um crime absurdo e impune e isso não pode passar  incólume.
 
AS BARBÁRIES CONTINUAM E ISSO TEM QUE TER UM FIM
 
As barbáries  já citadas  por mim, como rodeios, vaquejadas, farra do boi, rinhas de animais persistem, apesar de leis específicas condenarem tais crueldades.  A legislação é branda, haja vista que a Lei Federal 9605/98, artigo 32 - Lei de Crimes Ambientais, não pune como deveria punir, tendo sido mal-elaborada.  Talvez, em pouco tempo, tudo se modifique, ciente que somos que a pressão popular pede o fim da impunidade.  Melhor do que leis é a educação.  Por isso, sempre defenderei a tese de educar em toda rede escolar no Brasil, inclusive no curso superior o que citei no início do artigo - a obrigatoriedade da disciplina a senciência e direitos dos animais.
 
NEOLOGISMO - SENTIDO LITERAL DA PALAVRA SENCIÊNCIA
 
Mais uma vez destaco o sentido literal desse neologismo - senciência.   Significa ter consciência, emoções, sentimentos, peculiaridades descobertas nos animais em 2012, quando um grupo de neurocientistas capitaneados pelo dr. Philip Low, docente da Universidade Stanford e pesquisador do MIT - Massachussets Institute of Technology e seus pares, descobriram que não é o córtex cerebral o responsável por essas particularidades mas todo o escopo cerebral, modificando todo entendimento da Ciência.  Antes, cientistas não acreditavam nessa possibilidade de os animais sentirem;  depois da revelação desses bem-vindos estudos, tudo se modificou.  E Low  ainda cunhou uma frase simples e emblemática que ficará para sempre:"agora, ninguém  mais poderá dizer que não sabia".
 
ALBERT EINSTEIN E O QUE PENSAVA SOBRE EDUCAÇÃO
 
A educação reforma almas, inclusive, empedernidas.  E por destacar o assunto, registro as palavras proferidas por Albert Einstein, em seu livro Como Vejo o Mundo, edição de 1982, um best seller conhecido mundialmente,  que também entendo como solução no amplo sentido da palavra.  Disse ele: "  Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará uma máquina e não uma personalidade. É necessário que adquira um SENTIMENTO, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo e moralmente correto.  Deve aprender a compreender as motivações humanas, suas quimeras e angústias para determinar com exatidão seu lugar em relação ao seu próximo".
 
Essas palavras resumem bem o que penso.  Naturalmente, que ele não citou os animais, contudo, quando destaca a importância da valorização do que é belo e moralmente correto, haverá, por conseguinte, um ser humano elevado, espiritualizado e assim os animais também serão beneficiados pelo bom entendimento e pela beleza que é a vida e que muitos, infelizmente, não conseguem perceber. O amor aos animais precisa ser entendido como desprendimento de um coração generoso, acima das injustiças e perversidades humanas. À luz dos fatos entendo que a disciplina que tanto defendo seja efetivamente realidade em todo o país.
 
O único  Estado da Federação que abraçou essa causa, tornando-a realidade, é Santa Catarina.  Tomara Deus que isso inspire os governantes de outros Estados  e Municípios,  uma vez que os melhores exemplos devem ser regra no Brasil e não ......exceção.
- Tenho dito!
 
 
 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »