Araçatuba promove Exposição "Araçapraças"

12/12/2023 - 12/01/2024

9h

Divulgação/SMC
O Museu Araçatubense de Artes Plásticas (MAAP) de Araçatuba está recebendo, até o dia 12 de janeiro, a Exposição Araçapraças. 
Utilizando a cianotipia, técnica de impressão fotográfica artesanal, que fornece imagens em tons de azul, os idealizadores, o fotógrafo Devair Muchiutti e a artista visual Fernanda Russo, realizaram o registro de 10 praças de Araçatuba. 

A abertura aconteceu nesta terça-feira (12). A cerimônia de abertura da exposição contou com a presença de importantes representantes do setor cultural, bem como dos artistas expositores Devair Muchiutti e Fernanda Russo. 

Os visitantes poderão ver, ao mesmo tempo, o Painel Silvio Russo, peça central na entrada do museu. O painel é uma obra que se tornou um marco na história da arte local, passou por um delicado processo de restauração ao longo deste ano. A intervenção foi necessária devido a uma infiltração que comprometeu a parede onde a obra estava fixada, ameaçando a integridade e preservação deste importante pedaço da identidade cultural da cidade.

O reparo, feita pela restauradora Rosalina de Freitas Souza Fávero, não foi apenas um ato de preservação física, mas também uma oportunidade de resgatar parte da história cultural de Araçatuba. 

A secretária municipal de Cultura, Tieza Marques, ressalta a importância do Painel Silvio Russo ao afirmar: "O painel de Silvio Russo é uma peça icônica de nossa cidade, representando um período marcante da história da arte local. A restauração não apenas devolve sua integridade física, mas também resgata parte da nossa identidade cultural."


SERVIÇO:
Artistas Expositores: Devair Muchiutti e Fernanda Russo
Local: Museu Araçatubense de Artes Plásticas (MAAP) - Rua Duque de Caxias, 20 - Centro
Datas: De 12 de dezembro a 12 de janeiro
Horários: 9h às 12h e das 13h30 às 17h30 (segunda a sexta)
Link
Tags »
Comentários »