MIA: Araçatuba recebe Festival de Música Instrumental

14/08/2023 - 27/08/2023

Divulgação/Prefeitura de Araçatuba
De 24 a 27 de agosto, Araçatuba vai receber o 9º MIA - Festival de Música Instrumental realizado pelas Oficinas Culturais, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e gerenciado pela Poiesis.

O festival é dedicado à diversidade da música instrumental, traz apresentações e possibilita encontros com músicos de várias regiões. Transitando entre shows de diferentes estilos musicais, como jazz, erudito, popular, eletrônico, experimental e improvisação livre, o evento também se destaca por meio de workshops, como uma experiência em percussão para pessoas que nunca ou pouco tiveram contato com esses instrumentos.

O MIA é realizado pelas Oficinas Culturais, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e que é gerenciado pela Poiesis. Com foco no intercâmbio de experiências entre a pluralidade dos músicos convidados e nos shows repletos da diversidade da música instrumental brasileira, a 9ª edição do festival traz a reflexão sobre os mercados e caminhos atuais que essa vertente ocupa atualmente. Ao longo dos quatro dias, o público poderá assistir as performances de renomados músicos como Hermeto Pascoal, Badi Assad, Cumbia Calavera, Funmilayo Afrobeat Orquestra, Afinidades Trio, entre outros.

Além das apresentações musicais, o evento oferecerá atividades para o aprendizado e a troca de experiências entre músicos e público, incluindo oficinas, workshops e bate-papos. Para os shows que ocuparão o Teatro Municipal Castro Alves, o Centro Cultural Thathi e a Oficina de Macacos, a distribuição gratuita de ingressos ocorrerá de forma virtual a partir de 14 de agosto, via plataforma Sympla (www.sympla.com.br/OficinasCulturais), e presencialmente nas bilheterias desses locais, distribuídos 1 hora antes das apresentações.

Acesse a programação completa em www.oficinasculturais.org.br/MIA .

Em 2023, a curadoria foi desenvolvida por Ana Morena, Manoela Wright e Zé Renato Gimenes. A 9ª edição conta com a correalização da Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e com o apoio do Sebrae e do Projeto Guri, este por meio da OS Santa Marcelina Cultura.

SERVIÇO

9º MIA - Festival de Música Instrumental Araçatuba  
24 a 27 de agosto de 2023 - quinta a domingo
Gratuito
Programação completa: https://oficinasculturais.org.br/programa/mia/ .

SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS

Como uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela POIESIS - Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura desde 1986.

Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI - Festival Literário do Vale do Ribeira e MIA - Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis é uma Organização Social de Cultura que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do

público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Poiesis -- Coordenação de Comunicação
Carla Regina | (11) 4096-9827

Assessoria de Imprensa
Camila Barbosa | (11) 4096-9810
Jariza Rugiano | (11) 4096-9810
Mariana Lima | (11) 4096-9852
Kallany Ruiz | (11) 4096-9864

Para os contatos de e-mail, acesse a área de Imprensa no site da Poiesis.

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa (11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
Área de Imprensa da Secretaria (11) 98849-5303 (plantão)
 
Link
Comentários »