Programação de oficinas para agosto

01/08/2023 - 31/08/2023

10h

Foto: Divulgação/Prefeitura de Araçatuba
A Secretaria de Cultura e Criação Criativa do Estado divulgou a Programação Agosto Oficinas Culturais (Formação Para O Interior) com 16 cursos gratuitos que serão ministrados de forma online.

Entre eles, se destaca a oficina de teatro e literatura, coordenada por Daniela Schitini, que ocorrerá nos dias 1, 3, 8 e 10 de agosto, das 10h às 12h. A oficina propõe trabalhar com a linguagem teatral a partir de textos literários diversos, como contos, poesias, crônicas e trechos de romances, de modo que os participantes criem a partir de cada texto escolhido uma cena teatral, construindo uma personagem e uma situação inspiradas nas palavras do autor.

A oficina é aberta ao público em geral acima de 16 anos, com 20 vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 10 de julho até o preenchimento das vagas.

VEJA A LISTA COMPLETA:

FORMAÇÃO PARA CONSELHOS DE CULTURA
Coordenação: Ivan Montanari
Datas e horário: 3/8 - 18h30 às 21h30
60 vagas
Inscrições: de 10/7 até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Membros de Conselhos de Cultura ou de Políticas Culturais e sociedade civil.
Plataforma: Zoom
Link para formulário de inscrição:https://forms.gle/oDGmj7qox7C1fH3u5

Por conta das novidades no contexto das políticas públicas para o fomento à cultura, tem sido crescente a busca pela criação e aprimoramento de Conselhos de Cultura, uma instância de participação que tem ganhado espaço no intuito de organizar uma governança mais próxima da comunidade cultural. Assim, essa proposta se apresenta no intuito de capacitar conselheiras(os) de cultura para desenvolver suas funções com maior propriedade e conhecimento a respeito da gestão pública da cultura. Assim, serão introduzidos os conceitos envolvidos nessa área e oferecer ferramentas para o desenvolvimento de políticas culturais estruturantes e que contribuam com o desenvolvimento dos municípios.

Ivan Montanari é Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo, especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona (Espanha) e graduado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2010). Foi Secretário Municipal de Cultura e Turismo (2016), e Chefe da Divisão de Cultura de Bragança Paulista (2014–2016). Integrou diversas comissões de avaliação em editais, como o dos Programas Vocacional e de Iniciação Artística (PIÁ), da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

PALESTRA: FORMAÇÃO CULTURAL PARA EDUCADORES SOBRE OS POVOS INDÍGENAS
Coordenação: Felipe Coelho Iaru Yê Tacariju
Datas e horário: 24/8 - 18h30 às 21h30
30 vagas
Inscrições: de 10/7 até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Aberto ao público em geral e educadores interessados.
Plataforma: Zoom
Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/ibMij6d4vKDSh4Ru9

A palestra tem o intuito de pensar os povos indígenas sob uma perspectiva indígena da história. Conhecer as perspectivas de pensamento indígena no Brasil, em específico do Nordeste. Refletir sobre as práticas de ensino a partir dos pensamentos e perspectivas indígenas. Gerar debate, entendimento e diálogo sobre as temáticas de maneira transdisciplinar.

Felipe Coelho Iaru Yê Tacariju é escritor, palestrante e pensador indígena do povo Tacariju-CE, formado em licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, Mestrando do programa de pós-graduação em estudos da linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR. Membro do Coletivo de Estudos e Ações Indígenas (CEAI) e do Grupo de Estudos em Pragmática Cultural (PRAGMACULT).

OFICINA: FOTOMONTAGEM - RECORTES, FOTOS E COLAGEM
Coordenação: Sofia Lemos
Datas e horário: 2, 4, 9 e 11/8 -  10h às 12h
40 vagas
Inscrições: de 10/7 até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Interessados a partir de 16 anos.
Plataforma: Zoom
Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/JEpmcKsbL9jYLNzv7

A oficina busca praticar o entrelaçamento entre as técnicas da fotografia e colagem, com o uso de imagens em preto em branco, amparada por referências artísticas da fotomontagem, com o intuito de ampliar o repertório artístico do participante. Esta atividade busca também exercitar a prática criativa e promover a interlocução entre duas técnicas: a foto e a colagem, de maneira divertida e lúdica.

Sofia Lemos é artista visual, educadora e mestranda em Artes Visuais pela UNESP. Participou de exposições, em especial o trabalho com colagens, em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York e Cidade do México. Com repertório múltiplo, também se dedica à produção de instalações, capas de livros e cursos e oficinas em centros culturais como na rede SESC, no MIS/SP, na Caixa Cultural/SP, na Oficina Cultural Oswald de Andrade e na Casa Tombada. site: www.sofialemos.art; instagram:@sofialemos_art.

OFICINA: PRÁTICAS DE ESCRITA TEATRAL - DA IDEIA AO TEXTO
Coordenação: Victor Nóvoa
Datas e horário: 21, 23, 28 e 30/8 -18h30 às 20h30
15 vagas
Inscrições: de 10/7 até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Pessoas interessadas em escrita teatral a partir de 16 anos
Plataforma: Zoom
Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/aFdi7NpgmutNDhM18

As/os participantes irão dar início à criação de uma dramaturgia a partir da temática e gênero de seu interesse. Serão realizados diversos procedimentos criativos de escrita para teatro e as/os integrantes do curso receberão orientações e exercícios personalizados para todas as etapas do desenvolvimento do próprio texto teatral.

Victor Nóvoa é escritor do Coletivo A Digna com 15 anos de experiência em dramaturgia e orientação pedagógica em processos de escrita. Mestre em artes cênicas pelo IA/UNESP, autor com cinco publicações e artista docente na SP Escola de Teatro. Seus textos teatrais já foram encenados por diretoras e diretores de destaque: Aysha Nascimento, Carla Candiotto, Domingos Montagner, Eliana Monteiro, Kiko Marques, Luís Fernando Marques (Lubi) etc.

OFICINA: DESBLOQUEIO CRIATIVO EM ARTES VISUAIS
Coordenação: Natalie Mirêdia
Datas e horário:
Turma A - 1, 2, 8 e 9/8 - 14h às 16h
Turma B - 7, 9,11 e 14/8  - 10h às 12h
25 vagas
Inscrições: de 10/7 até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Jovens, estudantes, artistas, agentes culturais, profissionais da área de arte e cultura, interessados em documentação de artista em geral e arte educador.
Plataforma: Zoom
Link para formulário de inscrição:
Turma A: https://forms.gle/Xyhuujc46pjDoYuh9
Turma B: https://forms.gle/mT5byiv4UFnVULTx6

Esta oficina visa estimular o processo criativo dos participantes em artes visuais/integradas através de aulas expositivas, apresentação de referências artísticas e exercícios poéticos que dialoguem com as produções e indagações de cada um. A coordenadora irá apresentar seus trabalhos como artista visual através de performances, vídeos, objetos, instalações e fotografias. A oficina contará ainda com exercícios que visam estimular a produção artística.

Natalie Mirêdia é mestranda na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo em Artes Visuais. Possui pesquisa na área de Teoria e História da Arte Moderna e Contemporânea e Processos Criativos. Trabalha com performance, fotografia, vídeo, objeto e instalação. Participou de exposições no Brasil e no exterior, como no Instituto Tomie Ohtake, nas Caixas Culturais, Academia de Teatro de Helsinki, Centro Le Lieu en Art Actuel, no Canadá, Núcleo Arts Centre, no Reino Unido, Centro Cultural Manzana de la Riviera, no Paraguai.

OFICINA: VIVENDO DE AMOR - A SOLIDÃO DA MULHER NEGRA E SUA RELAÇÃO COM AS IMAGENS DE CONTROLE
Coordenação: Mariana Bomfim
Data e horário: 31/8 - 18h30 às 21h30
40 vagas
Inscrições: de 10/7 até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Educadores, professores, ativistas, estudantes secundaristas, universitários de diversas áreas e público no geral, a partir de 16 anos.
Plataforma: Zoom
Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/sw51C7XgYCPmmba57

Debatermos como o amor foi atravessado pela violência colonial, tornando difícil, mas não impossível o afeto, e como a sociedade criou imagens acerca do corpo negro feminino colocando-as no mais baixo lugar de desejabilidade afetiva e como construir novos espelhos para uma nova perspectiva estética e social.

Mariana Bomfim é profissional da educação desde 2016, atua como professora de Sociologia e Filosofia na rede estadual de São Paulo, trabalha com Ensino Médio e EJA. Foi arte educadora no SESC/SP. Mestranda em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC, com o tema de pesquisa sobre os efeitos psicossociais da solidão em Mulheres Negras moradoras de Cidade Tiradentes.

OFICINA: POÉTICAS DE SI
Coordenação: Erika Cunha
Datas e horário: 14, 16 e 18/8 - 14h às 16h
20 vagas
Inscrições: de 10/7 até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Mulheres cis e trans acima de 18 anos.
Plataforma: Zoom
Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/wc1pgEzCY2hgmKNz6

A oficina tem como proposta dois movimentos fundamentais, o encontro consigo mesma, através de técnicas de alongamento, auto massagem, percepções corporais e experimentações de movimentos e escritas em fluxo, e o olhar ampliado para o cuidado coletivo enquanto mulheres. Pretende-se propor  a descoberta do melhor método de autocuidado a partir das práticas experimentadas, criando uma sequência de autocuidado simples que poderá auxiliar no cotidiano.

Erika Cunha é atriz, gestora, pesquisadora e professora do Grupo Matula Teatro desde 2011. Foi professora Substituta do Curso de Bacharelado em Artes Cênicas da UNESP (julho/2022 a fevereiro/2023). É pós-doutora, doutora em Artes da Cena pela UNICAMP. É bacharel em interpretação teatral pela USP.

OFICINA: FOTOGRAFIA PARA ALÉM DO IMEDIATO - A POESIA NO OLHAR FOTOGRÁFICO
Coordenação: Álvaro Santos
Datas e horário
Turma A: 7, 9, 14 e 16/8 - das 14h às 16h
Turma B: 22, 24, 29 e 31/8 - das 10h às 12h
30 vagas
Inscrições: de 10/7 até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Interessados a partir de 16 anos.
Plataforma: Zoom
Link para formulário de inscrição:
TURMA A: https://forms.gle/W5QPAhr6SCQZJ83f6
TURMA B: https://forms.gle/3sp5reEBXPa5NLEZ9

A oficina propõe, por meio da reflexão e da prática fotográfica, a construção de uma galeria virtual com fotografias feitas pelos participantes. Questionando o quanto de originalidade há dentro do que se fotografa no/do cotidiano e das postagens em redes sociais, a oficina é um convite a repensar o olhar fotográfico para além da informação imediata, de tendências ou do arquivo pessoal e a fotografar aquilo que está disponível para todo mundo e só você viu: a poesia.

Álvaro dos Santos se define como um colecionador de ideias. É metodólogo, educador, pesquisador e poeta. Cientista social de formação, mestre em Sociologia e fotógrafo em movimento. Atuou e atua como agente em políticas públicas e como professor de Sociologia na educação básica pública. Apaixonado por aprendizagem e manifestações artísticas, desenvolveu e desenvolve formações na educação formal e na educação informal, por meio de projetos educacionais e de oficinas culturais.

OFICINA: TEATRO E LITERATURA
Coordenação: Daniela Schitini
Datas e horário: 1, 3, 8 e 10/8 - 10h às 12h
20 vagas
Inscrições: de 10/7 até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Aberto ao público em geral acima de 16 anos.
Plataforma: Zoom
Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/HUc66e12joVhZHrWA

A oficina propõe trabalhar com a linguagem teatral a partir de textos literários diversos, como contos, poesias, crônicas, trechos de romances, de modo que os participantes criem a partir de cada texto escolhido uma cena teatral, construindo uma personagem e uma situação inspiradas nas palavras do autor. Dessa forma, cada participante também se torna co-autor, pois a adaptação deste texto para a linguagem teatral exige uma autoria, exige escolhas artísticas dos participantes.

Daniela Schitini é atriz, dramaturga e artista orientadora, formada pela Escola de Arte Dramática da USP e Teatro Escola Célia Helena. Foi integrante do grupo teatral As Graças por 20 anos, trabalhou como atriz e como dramaturga com diversos diretores/as em espetáculos de linguagens variadas e com outros grupos como Meninas do Conto, Cemitério de Automóveis, A Digna, Ana Núcleo Artístico, entre outros. Foi artista orientadora e articuladora do Programa Vocacional por 12 anos e do Programa Qualificação em Artes por 5 anos.
 
OFICINA PRÁTICA DE DIREITOS AUTORAIS E DIREITO DE IMAGEM
Coordenação: Adriano Rodrigues de Souza Silva
Datas e horário: 28, 29 e 30/8, das 18h30 às 20h30
Vagas: 30
Inscrições: de 10/7 até o preenchimento das vagas
Plataforma: Zoom
Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/Q8Nf1p4kuPn1ZVhaA

A oficina pretende informar ao público-alvo a importância de saber o conhecimento básico e necessário sobre os aspectos jurídicos sobre arte e seus usos. A oficina abordará temas como aspectos históricos dos direitos autorais, direitos autorais e conexos, além de aspectos de natureza jurídica como direito patrimonial e direito moral de autor. Pretende-se ao final da oficina que o participante tenha ferramentas que poderão sanar muitos problemas corriqueiros da profissão.

Adriano Rodrigues de Souza Silva é advogado, palestrante e articulista, especializado em Direito do Entretenimento, Propriedade Intelectual, Direito do Consumidor e Contratos. Pós-graduado em Gestão Cultural pela Universidade de Córdoba/ARG. Foi diretor-geral da Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico de Guarulhos/SP e conselheiro no Conselho de Cultura da cidade de Guarulhos/SP, na cadeira Patrimônio Histórico.
 
OFICINA DE TEATRO: GRAFIAS DO CORPO
Coordenação: Joice Rodrigues de Lima
Datas e horário: 22, 24, 29 e 31/8 - das 14h às 16h
Vagas 25
Inscrições: de 10/7 até o preenchimento das vagas
Plataforma: Zoom
Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/cSQA8rmUq614FUHi6

Nesta oficina os participantes serão orientados em um processo criativo de mergulho em suas subjetividades, para posterior compartilhamento em forma de cenas teatrais. A fotografia possibilita um leque temático para o participante explorar, deflagrando memórias pessoais e coletivas que compõem o processo de criação teatral.

Joice é artista, educadora e pesquisadora das relações Arte e Infâncias, atualmente, cursando Doutorado em Pedagogia das Artes Cênicas na UDESC. Atuou como coordenadora e educadora em Programas, como PIÁ – Programa de Iniciação Artística para crianças e adolescentes da cidade de São Paulo, e educadora orientadora na área teatral, em instituições como SESI, SESCs, escolas e ONGs.

VOZ NÃO SE DÁ, SE ESCUTA -  VOZES QUE SUSTENTAM O COLETIVO
Coordenação: Larissa Pedrosa e Renata Oliveira
Datas e horário: 2/8 - 18h30 às 20h30
25 vagas
Inscrições: de 10/7 até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Para jovens e mulheres que desejam vivenciar diferentes maneiras de expressão que envolvem voz, palavra e movimento.
Plataforma: Zoom
Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/XfSr8vi6kQh2GiQW6

A partir de práticas que proporcionam a escuta e acolhimento das participantes, serão desenvolvidas atividades que incentivam a exploração da voz como ferramenta de expressão e autopercepção, por meio da improvisação vocal, poesia, corpo em movimento, roda de conversa e outras possibilidades artísticas. A intenção é que as participantes possam escutar e valorizar suas próprias vozes e histórias. As obras de Clementina de Jesus e Clarianas serão disparadoras de experimentações com cantos de trabalho, cirandas e materialidades como tecidos, linhas e fios.

Larissa Pedrosa é  professora, cantora e violonista. Formada pela Universidade Federal de São Carlos. Iniciou seus estudos no violão erudito no "Conservatório Cacilda Becker", sendo integrante da Camerata de Violões da Instituição. Estudou canto coral no "Projeto Guri" e atuou em alguns corais em sua cidade. No ano de 2011 iniciou seus estudos na UFSCar e participou da Orquestra Experimental e do coral Madrigal. Atualmente leciona aulas particulares de violão e canto e desenvolve projetos na área da performance e arte educação.

Renata Oliveira é arte educadora com foco em educação musical e na integração das linguagens artísticas. Mestre em Música na linha de pesquisa “Música e Educação: processos de criação, ensino e aprendizagem” pela ECA – USP (2019) e graduada em Licenciatura em Artes – Música pelo IA-UNICAMP (2012). Estudou piano e teoria musical no Conservatório Municipal de Música “Cacilda Becker”, localizado em Pirassununga, SP, de 2003 a 2007. Há mais de 10 anos atua como educadora musical e oficineira em escolas regulares (públicas e particulares), escolas de música, espaços culturais, Sescs, projetos sociais e com formação de professores. Ministra aulas de musicalização de bebês, iniciação musical, piano, teoria musical e Arte.

FORMAÇÃO PARA CONSELHOS DE CULTURA
Coordenação: Ivan Montanari
Datas e horário: 3/8 - 18h30 às 21h30
60 vagas
Inscrições: de 10/7 até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Membros de Conselhos de Cultura ou de Políticas Culturais e sociedade civil.
Plataforma: Zoom
Link para formulário de inscrição:https://forms.gle/oDGmj7qox7C1fH3u5
 
Por conta das novidades no contexto das políticas públicas para o fomento à cultura, tem sido crescente a busca pela criação e aprimoramento de Conselhos de Cultura, uma instância de participação que tem ganhado espaço no intuito de organizar uma governança mais próxima da comunidade cultural. Assim, essa proposta se apresenta no intuito de capacitar conselheiras(os) de cultura para desenvolver suas funções com maior propriedade e conhecimento a respeito da gestão pública da cultura. Assim, serão introduzidos os conceitos envolvidos nessa área e oferecer ferramentas para o desenvolvimento de políticas culturais estruturantes e que contribuam com o desenvolvimento dos municípios.

Ivan Montanari é Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo, especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona (Espanha) e graduado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2010). Foi Secretário Municipal de Cultura e Turismo (2016), e Chefe da Divisão de Cultura de Bragança Paulista (2014–2016). Integrou diversas comissões de avaliação em editais, como o dos Programas Vocacional e de Iniciação Artística (PIÁ), da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.


 
Link
Tags »
Comentários »