AtaNews Publicidade 728x90
25/09/2018 às 10h05min - Atualizada em 25/09/2018 às 10h05min

Prefeitura de Marília anuncia acesso a recursos para ampliar cirurgias

Portaria do Ministério da Saúde amplia em R$ 54 milhões o repasse para o Estado de São Paulo; municípios precisam se organizar para acessar incremento até dezembro deste ano

Assessoria de Imprensa
Reunião na Secretaria Municipal da Saúde, com a presença da superintendente do HBU e da coordenadora de negócios da Santa Casa de Marília. (Foto: Carlos Rodrigues)
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, anunciou na tarde desta segunda-feira (24) que ampliará o número de cirurgias eletivas (agendadas) nos próximos três meses, como resultado do incremento de recursos previstos pela portaria 2.995/18, do Ministério da Saúde, publicada no último dia 12. O órgão federal aumentará em R$ 54 milhões os repasses destinados a cirurgias para o Estado de São Paulo.

Kátia Ferraz Santana, secretária municipal da Saúde, convocou uma reunião para a tarde desta segunda com a direção da HBU (Hospital Beneficente Unimar) e Santa Casa de Misericórdia de Marília para comunicar os benefícios da portaria e definir estratégias.

A gestora explicou que não foram definidas cotas específicas para regiões do Estado. Dessa forma, o prazo curto para utilização dos recursos permitirá que os municípios melhores articulados, com prestadores de serviços de prontidão, e demanda preparada para cirurgia, sejam os principais beneficiados.

“Vamos ampliar o número de cirurgias de forma imediata. Cada instituição de acordo com suas especialidades receberá os pacientes que nosso setor de agendamento fará contato. Nosso desejo é zerar as filas. Não estamos certos de que conseguiremos porque o prazo é muito curto, mas vamos abreviar a espera de muita gente”, disse a secretária.
Serão impactadas especialidades diversas, abrangendo pequenas cirurgias; face, cabeça e pescoço; oftalmologia; ortopedia e outras do aparelho osteomuscular; cirurgias de aparelho digestivo como colicister (pedra na vesícula), circulatórias e genitourinário.

INÍCIO IMEDIATO

Conforme a superintendente da HBU, Márcia Mesquita Serva, a publicação da portaria e a convocação da secretária Kátia para utilização imediata do incremento dará nova dinâmica à produção cirúrgica do hospital pelo SUS.

Ela explica que há ociosidade por falta de teto financeiro. “A instituição está preparada para realizar muito mais porque tem infraestrutura e equipes preparadas. Ficamos muito agradecidos e motivados com esse esforço da administração para que Marília acesse estes recursos e possamos atender mais”, destacou.

A Coordenadora de Negócios da Santa Casa de Marília, Márcia Mota, lembrou que a instituição terá a oportunidade de mobilizar profissionais, atender a uma grande demanda, em menor espaço de tempo, ampliando taxa de ocupação e otimizando recursos.

“Primeiramente, conseguimos cumprir ainda melhor a nossa função de oferecer serviços de saúde com qualidade. O incremento financeiro aumenta a produtividade e permite ao hospital uma nova dinâmica, que favorece, principalmente, o usuário”, disse Márcia Mota.

Os pacientes que aguaram cirurgias eletivas (agendadas), ou seja, que se encontram em situação de saúde estável, serão contatados pela Secretaria Municipal da Saúde. É importante retirar o encaminhamento conforme for instruído e comparecer na data correta no hospital, respeitando cada indicação de preparo para cirurgia.

Todo usuário do SUS que tem quadro de saúde agravado, independente de quando recebeu encaminhamento cirúrgico, é priorizado pela rede e encaminhado para cirurgias de urgência. Nestes casos, é importante procurar a unidade de saúde e relatar o agravo.
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »