AtaNews Publicidade 728x90
24/09/2018 às 10h21min - Atualizada em 24/09/2018 às 10h21min

Xico Sá participa de bate-papo no Sesc Birigui na quinta (27)

Ao lado do jornalista Eder Parlatore, Xico Sá fala sobre literatura como instrumento de resistência

Bruna Oliveira Martins
Assessoria de Imprensa, Sesc
Foto: Divulgação
A literatura, desde o início das escolas literárias em Portugal e depois no Brasil, foi e ainda é usada como instrumento de resistência acerca das discussões que permeiam as sociedades. Entretanto, a produção desse tipo de conteúdo e a maneira como é usado e divulgado passou por uma mudança, devido ao avanço das mídias sociais e a mudança no perfil dos consumidores.

Com essa temática, o Sesc Birigui traz em setembro o bate-papo Diálogos de Resistência, com Eder Parladore e Xico Sá.  A atividade acontece quinta, dia 27, das 20h às 22h, no Teatro. Para participar é preciso retirar os ingressos na Central de Atendimento com 1 hora de antecedência. A classificação é livre.

As contações de histórias continuam divertindo o público durante todo o mês. Amigo da Onça será apresentada sábado, dia 1, às 15h e vai narrar as aventuras de uma onça que amedronta todos que estão à sua volta, só que de um jeito meio atrapalhado. A apresentação acontecerá na Área de Convivência e tem entrada grátis.

De sábio e de louco todo mundo tem um pouco: Contos de Nasrudim conta as aventuras de um famoso herói do Oriente Médio, que contém uma personalidade para cada situação vivida. Sábado, dia 8, às 15h, o público poderá assistir gratuitamente a contação na Área de Convivência. Outras apresentações acontecem durante o mês.

As listas de leituras obrigatórias das principais universidades públicas do Brasil sempre integram novos nomes ao conjunto das obras. Com isso, o bate-papo Dando a Letra: Pepetela, com Daniela Brito e Cia. Cênica, discute o livre "Mayombe", leitura obrigatória da Fuvest e Unicamp em 2018 e 2019. O encontro acontece quarta, dia 12, às 19h30, no Teatro. Para participar, é preciso retirar ingressos gratuitamente na Central de Atendimento, com 1 hora de antecedência.

O Clube da Leitura continua trazendo à tona discussões pertinentes ao atual momento do Brasil e que conversam com a temática das obras, e os encontros seguem acontecendo até novembro. Neste mês, a obra discutida será "Primeiras Estórias", de Guimarães Rosa, e o encontro será sábado, dia 1, das 14h às 18h, na Sala de Múltiplo Uso 2. É grátis para participar.
 
Confira a programação completa:

bate-papo
Clube da Leitura

Mediação de Luana Garcia e Juliana Pinheiro Sanches
Clube da Leitura que convida os participantes a uma roda de conversa e discussão acerca de obras clássicas do pensamento humano, objetivando o desenvolvimento do hábito da leitura, interpretação de texto e senso crítico.
 
01/09: obra: Primeiras Estórias, de Guimarães Rosa
06/10: obra: Vidas Secas, de Graciliano Ramos
10/11: obra: Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago
Luana Garcia é formada em Ciências Sociais, especialista em Ensino de Sociologia e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professora coordenadora do núcleo pedagógico da diretoria municipal de Birigui-SP.
Juliana Pinheiro é licenciada em Letras, especialista em teorias linguísticas e ensino pela Unesp de Araraquara. Atualmente é professora de Língua Portuguesa no Instituto Noroeste de Birigui.
Dias 1/9, 6/10, 3/11, sábados, das 14h às 18h
Sala Múltiplo Uso 2
A partir de 12 anos
Grátis
 
contação de história
Amigo da onça

Fernanda Soto e Gabriel Galhardo
Cuidado, muito cuidado, que a pintada está a solta! Ninguém se mete com ela, mas ela se mete com todo mundo. Nessa história cheia de manhas e artimanhas, a onça é danada e também muito atrapalhada!
Fernanda Soto graduou-se em Artes Cênicas em Ribeirão Preto. Integrante do Grupo Engasga Gato e Co-fundadora da Cia Zero como atriz e produtora. Fez alguns cursos que colaboraram na sua caminhada dentro do universo da contação de histórias e da palhaçaria, trabalhos que também desenvolve em SESCs, escolas e instituições.
Gabriel Galhardo é Graduado em Artes Cênicas. Atua em diversas áreas como ator, contador de histórias, palhaço, cenógrafo e designer gráfico. É co-fundador do Grupo Engasga Gato e da Cia Zero onde dedica-se integralmente às montagens e demais realizações dos grupos.
Dia 1/9, sábado, das 15h às 15h40
Área de Convivência
Livre
Grátis
 
vivência
Jogos de Brincar - de Roda e de Rua

Fernanda Soto e Gabriel Galhardo
Brincadeiras tradicionais de vários cantos, e cada canto é de um jeito. As crianças poderão experimentar alguns jogos tradicionais, que despertam a intuição, criatividade e liberdade através do estar presente em equipe.
Fernanda Soto - Graduou-se em Artes Cênicas em Ribeirão Preto. Integrante do Grupo Engasga Gato e Co-fundadora da Cia Zero como atriz e produtora. Fez alguns cursos que colaboraram na sua caminhada dentro do universo da contação de histórias e da palhaçaria, trabalhos que também desenvolve em SESCs, escolas e instituições.
Gabriel Galhardo - É Graduado em Artes Cênicas. Atua em diversas áreas como ator, contador de histórias, palhaço, cenógrafo e designer gráfico. É co-fundador do Grupo Engasga Gato e da Cia Zero onde dedica-se integralmente às montagens e demais realizações dos grupos.
Dia 1/9, sábado, das 16h às 17h
Área de Convivência
Livre
Grátis
 
curso
Narração de Histórias: Novos olhares

Com Con Lopes
Fundamentos, técnicas e recursos para se trabalhar a narrativa oral. Como escolher uma história, abordagens da contação, animação de objetos, relação com a música, técnicas de interpretação e improvisação são algumas das temáticas trabalhadas.
Con Lopes - Educadora e contadora de histórias com graduação em Letras e Pós Graduação com o tema "A arte de contar histórias". Membro da Red Internacional de Cuentacuentos. Realiza apresentações e oficinas na área em instituições como Sesc, Prefeituras e Oficinas Culturais.
De 4/9 a 2/10, terças, das 14h às 17h
Sala Múltiplo Uso 2
Livre
Grátis - Inscrições pelo Portal Sesc (vagas limitadas).
 
contação de história
Contos e encantos vindos de Portugal

Com Vivian Catenacci
Roda de histórias narradas por Vivian Catenacci, artista encantada pela pesquisa de contos e brincadeiras cantadas vindas de "além mar". O repertório apresentado valoriza elementos poéticos da cultura portuguesa, que também povoam o imaginário brasileiro.
Vivian Catenacci começou a narrar histórias em 1998 em diversos espaços de cultura e lazer, como bibliotecas, SESCs, livrarias; instituições públicas e privadas de ensino; empresas de diferentes setores; instituições hospitalares; ONGs, entre outros. Em 2008, concluiu a dissertação de mestrado "O voo dos pássaros: uma reflexão sobre o lugar do contador de histórias na contemporaneidade" pela PUC-SP.
Dia 7/9, sexta, das 15h às 15h40
Área de Convivência
Livre
Grátis
 
contação de história
De sábio e de louco todo mundo tem um pouco: Contos de Nasrudim

Com Vivian Catenacci
Narrativas bem-humoradas sobre este famoso herói popular do Oriente Médio. Em cada conto escolhido para compor a roda de histórias, Nasrudin aparece como um personagem diferente. Às vezes, tolo. Outras vezes, sábio. Suas histórias correm o mundo e encantam toda gente também aqui, no Ocidente.
Vivian Catenacci começou a narrar histórias em 1998 em diversos espaços de cultura e lazer, como bibliotecas, SESCs, livrarias; instituições públicas e privadas de ensino; empresas de diferentes setores; instituições hospitalares; ONGs, entre outros. Em 2008, concluiu a dissertação de mestrado "O voo dos pássaros: uma reflexão sobre o lugar do contador de histórias na contemporaneidade" pela PUC-SP.
Dia 8/9, sábado, das 15h às 15h40
Área de Convivência
Livre
Grátis
 
palestra
Dando a letra: Pepetela

Com Daniela de Brito e Cia Cênica
Visa favorecer a formação crítica de estudantes no tangente às obras literárias obrigatórias nos principais vestibulares do estado de São Paulo. Neste encontro será feita a análise de "Mayombe", primeiro romance do autor Pepetela, publicado em 1980 e escolhido para compor a lista de leituras obrigatórias para as provas de 2019.
Possui graduação em Letras e mestrado em Literaturas em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É doutora em Letras, na área de concentração de Literaturas em Língua Portuguesa, da mesma instituição. Foi bolsista didática e ministrou as disciplinas Narrativa Portuguesa e Narrativa Brasileira, também na UNESP de São José do Rio Preto. Atuou como professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa da FACERES. Também ministrou disciplinas na Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e participa, ainda, do grupo de pesquisa "Inquietações pós-coloniais nas literaturas africanas de língua portuguesa", do Centro de Educação e Ciências Humanas, da mesma Universidade.
Dia 12/9, quarta, das 19h30 às 22h
Teatro
Não recomendado para menores de 14 anos
 
contação de história
Era uma vez...

Com a Cia. Pé de Ciranda
Nesta contação, as histórias "João Jiló", "A mulher do pescador" e "Juarez e a Sereia" são contadas com trilha sonora ao vivo de forma lúdica e interativa.
A Cia. Pé de Ciranda, da cidade de Penápolis, atua com contações de história em escolas, creches, bibliotecas e praças públicas, usando como base a musicalidade do cancioneiro nacional e contos populares, com foco em cantigas e cirandas.
Dia 15/9, sábado, das 15h às 15h45
Área de Convivência
Livre
Grátis
 
contação de história
As Insignificâncias do Meu Quintal

Fernanda Soto e Gabriel Galhardo
Lá no fundo do meu quintal é onde tudo começa! Descubro amigos, revelo sistemas micro-orgânicos gigantes, junto com minha lanterna Solar. Abro espaços prum fiuzinho d'água passar, respiro o verde na janela, cresço para passarinho até chegar no alto do vazio, isso tudo antes da tarde envelhecer!
Fernanda Soto graduou-se em Artes Cênicas em Ribeirão Preto. Integrante do Grupo Engasga Gato e Co-fundadora da Cia Zero como atriz e produtora. Fez alguns cursos que colaboraram na sua caminhada dentro do universo da contação de histórias e da palhaçaria, trabalhos que também desenvolve em SESCs, escolas e instituições.
Gabriel Galhardo é Graduado em Artes Cênicas. Atua em diversas áreas como ator, contador de histórias, palhaço, cenógrafo e designer gráfico. É co-fundador do Grupo Engasga Gato e da Cia Zero onde dedica-se integralmente às montagens e demais realizações dos grupos.
Dia 22/9, sábado, das 15h às 15h45
Área de Convivência
Livre
Grátis
 
bate-papo
Diálogos de Resistência

Com Xico Sá e Eder Parladore
O escritor e jornalista Xico Sá propõe um bate-papo sobre sua produção literária e a literatura enquanto forma de resistência, juntamente com o jornalista, poeta e redator penapolense Eder Parladore.
Xico Sá é um jornalista e escritor brasileiro nascido no Crato, Ceará. Foi colunista do jornal Folha de S. Paulo, fez parte da bancada do programa Cartão Verde da TV Cultura, integrou a bancada do Saia Justa, programa do GNT e de Amor e Sexo, da Rede Globo. Foi apresentador do Papo de Segunda, no GNT, com Marcelo Tas, João Vicente de Castro e Leo Jaime. Contribui semanalmente com uma coluna na edição brasileira do jornal El Pais e recém lançou Sertão Japão, por sua editora independente Casa de Irene.
Eder Parladore é formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), redator publicitário, roteirista, cronista e poeta. Trabalhou em jornais, revistas, produtoras e agências do interior de São Paulo e Minas Gerais. Prestes a lançar seu primeiro livro de poemas, atualmente assina a coluna de crônicas "Parla!" no site Araçatuba e Região, e integra, como autor e ator, o espetáculo musical "Samborê Barravento", sobre a importância dos negros e das religiões de matriz africana no Brasil.
Dia 27/9, quinta, das 20h às 22h
Teatro
Livre
Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência. 
 
oficina
Narração Oral e Performance

Com Markito Alonso, arte-educador e contador de histórias
Destinada a educadores e contadores de histórias, a atividade sugere formas de criação e memorização da história, técnicas corporais e a utilização de sonoridades como forma de amplificar a oralidade.
Markito Alonso - Arte educador e contador de histórias. Estudou com Sandra Lessa pelo curso de formação em contação da SMC e com Arllen Thibault (Canadá). Estudou a arte de interpretar no Centro de Pesquisa Teatral coordenado por Antunes Filho, e escrita criativa com os mestres Luis Antonio de Assis Brasil, Alejandro Tantarian (Argentina) e Alberto Villarreal ( México). Em 2016 foi arte educador da 32ª Bienal de Artes de São Paulo e coordenou o projeto Bibliotequinha Mario de Andrade(BMA/SMC). Já se apresentou em espaços como: Museu da Imagem e do Som, Oficina Cultural Alfredo Volpi, Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural da Juventude, Biblioteca Mario de Andrade, Fábricas de Cultura, Biblioteca Villa Lobos entre outras.
Dia 29/9, sábado, das 10h às 13h
Sala Múltiplo Uso 1
Livre
Grátis
 
 
contação de história
Quando coisas reais acontecem a seres imaginários

Com Markito Alonso
Submarinos voadores! Dragões Sábios! Monstros terríveis e outros não tão terríveis assim. A ida para a escola nunca foi tão estranha quanto no dia em que o pão amanhecido não torrou na torradeira. Acompanhe o pequeno Alonsito em sua primeira ida à escola sozinho, descobrindo sensações e novos temores.
Markito Alonso -  Arte educador e contador de histórias. Estudou com Sandra Lessa pelo curso de formação em contação da SMC e com Arllen Thibault (Canadá). Estudou a arte de interpretar no Centro de Pesquisa Teatral coordenado por Antunes Filho, e escrita criativa com os mestres Luis Antonio de Assis Brasil, Alejandro Tantarian (Argentina) e Alberto Villarreal ( México). Em 2016 foi arte educador da 32ª Bienal de Artes de São Paulo e coordenou o projeto Bibliotequinha Mario de Andrade(BMA/SMC). Já se apresentou em espaços como: Museu da Imagem e do Som, Oficina Cultural Alfredo Volpi, Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural da Juventude, Biblioteca Mario de Andrade, Fábricas de Cultura, Biblioteca Villa Lobos entre outras.
Dia 29/9, sábado, das 15h às 15h45
Área de Convivência
Livre
Grátis 
 
oficina
Aventuras reais para pessoas imaginárias

Com Markito Alonso, arte-educador e contador de histórias
O fio condutor da oficina é a história do Alfaiate no Final do Universo: a partir dela, contador, pais e crianças vão confeccionar um gibi inspirado na narrativa, personagens de massinha e, juntos, formarão uma orquestra vocal espacial executando a música tema da história.
Markito Alonso - Arte educador e contador de histórias. Estudou com Sandra Lessa pelo curso de formação em contação da SMC e com Arllen Thibault (Canadá). Estudou a arte de interpretar no Centro de Pesquisa Teatral coordenado por Antunes Filho, e escrita criativa com os mestres Luis Antonio de Assis Brasil, Alejandro Tantarian (Argentina) e Alberto Villarreal (México). Em 2016 foi arte educador da 32ª Bienal de Artes de São Paulo e coordenou o projeto Bibliotequinha Mario de Andrade(BMA/SMC). Já se apresentou em espaços como: Museu da Imagem e do Som, Oficina Cultural Alfredo Volpi, Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural da Juventude, Biblioteca Mario de Andrade, Fábricas de Cultura, Biblioteca Villa Lobos entre outras.
Dia 29/9, sábado, das 16h às 18h
Área de Convivência
Livre
Grátis
 
vivência
Leia junto: mediação de leitura

Com Markito Alonso
O arte-educador e contador de histórias Markito Alonso convida pais e filhos para uma leitura lúdica e mediada a partir de livros do acervo da biblioteca do Sesc Birigui.
Markito Alonso - Arte educador e contador de histórias. Estudou com Sandra Lessa pelo curso de formação em contação da SMC e com Arllen Thibault (Canadá). Estudou a arte de interpretar no Centro de Pesquisa Teatral coordenado por Antunes Filho, e escrita criativa com os mestres Luis Antonio de Assis Brasil, Alejandro Tantarian (Argentina) e Alberto Villarreal (México). Em 2016 foi arte educador da 32ª Bienal de Artes de São Paulo e coordenou o projeto Bibliotequinha Mario de Andrade (BMA/SMC). Já se apresentou em espaços como: Museu da Imagem e do Som, Oficina Cultural Alfredo Volpi, Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural da Juventude, Biblioteca Mario de Andrade, Fábricas de Cultura, Biblioteca Villa Lobos entre outras.
Dia 30/9, domingo, das 11h às 12h
Biblioteca
Livre
Grátis
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »