AtaNews Publicidade 728x90
21/09/2018 às 10h12min - Atualizada em 21/09/2018 às 10h12min

MEC cria novo módulo do Sisu para preencher vagas remanescentes

Política facilitará que estudantes de instituições privadas façam transferência para universidades públicas

Portal Brasil
Das 90 mil vagas abertas após a desistência do aluno em 2017, 70% não foram preenchidas - Foto: Arquivo/EBC
O governo federal anunciou, nesta quinta-feira (20), uma ação para evitar o desperdício de recursos públicos com vagas não preenchidas nas instituições de ensino superior. O Censo da Educação Superior 2017, também divulgado nesta quinta, revelou que 70% das 99 mil vagas remanescentes abertas no País não foram ocupadas.

Diante desses dados, o Ministério da Educação (MEC) elaborou um módulo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para facilitar a transferência de alunos de outras faculdades para a rede pública, ocupando essas vagas ociosas. As regras da nova modalidade serão apresentadas em outubro e poderão ser complementadas pelas universidades. A expectativa do MEC é de que o Sisu Transferência comece a funcionar em 2019.

Motivos
O próprio acesso facilitado à universidade pública, promovido pelo Sisu, pode ser uma das causas de haver tantas vagas remanescentes nessas instituições. O ministério explica que, como os candidatos tendem a escolher o curso de acordo com a nota do Enem, muitos matriculam-se em cidades distantes ou em áreas que não seriam a primeira opção. Dessa forma, quando fazem novamente a prova e conseguem uma vaga que mais os agrade, abandonam o curso anterior.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »