AtaNews Publicidade 728x90
20/09/2018 às 08h54min - Atualizada em 20/09/2018 às 08h54min

Sesc Birigui apresenta show com a dupla gaúcha Kleiton e Kledir nesta sexta

Com mais de 40 anos de carreira, a dupla, que teve composições gravadas por Simone, Adriana Calcanhotto, Caetano Veloso, Ivan Lins, Chitãozinho e Xororó faz show gratuito

Bruna Oliveira Martins
Assessoria de Imprensa, Sesc
Foto: Divulgação
Com um inovador estilo musical e um simpático sotaque gaúcho, Kleiton & Kledir marcaram definitivamente a cultura brasileira dos últimos anos e são uma referência para quem quer compreender a música popular produzida no Brasil nos dias de hoje. Direto de Porto Alegre, eles aterrissam em Birigui para show no Sesc nesta sexta, 21, às 20h. O show acontece na Área de Convivência e tem entrada grátis. Não é preciso retirar ingressos antecipadamente.

Os dois irmãos nasceram em Pelotas (RS) e começaram a estudar música muito cedo. Nos anos 70, foram para Porto Alegre, cursaram Composição e Regência, e também Engenharia. Kleiton concluiu seus estudos de pós-graduação na França e obteve seu mestrado em música eletroacústica no Rio de Janeiro.

Na época da faculdade, lançaram com mais três amigos a banda "Almôndegas", que gravou 4 discos e foi um marco na história da música do Rio Grande do Sul.

Em 1980 saiu o primeiro disco da dupla K&K. O sucesso foi imediato e os shows arrastavam um público enorme por todo Brasil. Lançaram mais de 20 discos em português e um em espanhol, o que lhes rendeu disco de ouro e shows por EUA, Europa e América Latina. Gravaram em Los Angeles, Nova York, Lisboa, Paris, Miami e Buenos Aires. Suas composições foram gravadas por Simone, Adriana Calcanhotto, Nara Leão, MPB4, Caetano Veloso, Xuxa, Claudia Leitte, Fafá de Belém, Fábio Jr, Nenhum de Nós, Zizi Possi, Ivan Lins, Chitãozinho e Xororó, Zezé de Camargo e Luciano, Emilio Santiago e muitos outros. Também pelo mundo afora suas músicas ganharam versões de grandes artistas, como os argentinos Mercedes Sosa e Fito Paez, a cantora portuguesa Eugenia Mello e Castro e a japonesa Chie.

Kleiton & Kledir trouxeram definitivamente para a cultura brasileira a nova música popular gaúcha. Eternizaram um sotaque diferente, uma maneira própria de falar e cantar, com termos até então desconhecidos como "deu pra ti" e "tri legal". Acabaram se transformando em símbolos do gaúcho contemporâneo, do homem moderno do sul do Brasil, o que fez com que o Governo do Estado lhes conferisse o título de "Embaixadores Culturais do RS".

Ao longo da carreira, receberam inúmeros prêmios e foram homenageados várias vezes, com destaque para o troféu de melhor álbum no "Prêmio da Música Brasileira" e da homenagem da Escola de Samba Caprichosos de Pilares, que fez seu desfile no carnaval do Rio de Janeiro inspirado na música "Deu pra ti".

Depois de vários anos fazendo sucesso entre os adultos, Kleiton & Kledir, resolveram compor para crianças e lançaram o CD "Par ou Ímpar". Entusiasmados com o reconhecimento unânime de público e de crítica, montaram com o grupo THOLL um deslumbrante espetáculo musical, teatral e circense. Com a participação especial da atriz Fabiana Karla, esse espetáculo de extrema alegria, exuberância e bom gosto foi gravado ao vivo, lançado em DVD, virou especial de televisão e recebeu o troféu de "Melhor Disco Infantil do Ano".

"Com Todas As Letras", o novo disco de K&K, é um projeto absolutamente original e faz uma aproximação da literatura com a música popular. "Lixo e Purpurina", parceria inédita entre os irmãos e o escritor Caio Fernando Abreu foi o ponto de partida e serviu de inspiração para todas as novas parcerias que surgiram com grandes nomes da nossa literatura, autores consagrados que viveram pela primeira vez a experiência de escrever uma letra de canção: Luis Fernando Verissimo, Martha Medeiros, Fabrício Carpinejar, Leticia Wierzchowski, Daniel Galera, Paulo Scott, Claudia Tajes, Alcy Cheuiche e Lourenço Cazarré. O projeto, que conta com a curadoria de Luís Augusto Fischer - escritor, ensaísta e professor do Instituto de Letras da UFRGS - gerou CD, LP, DVD documentário, livro de arte, hot site e uma turnê de shows que incluiu palestras em universidades com Kleiton & Kledir falando sobre o processo de criação das músicas do disco. O álbum traz a participação especial de Adriana Calcanhotto e um belo solo de sax de Luis Fernando Verissimo.

De junho a setembro de 2016, o TDC - The Type Directors Club - apresentou em Nova York a exposição "With all types and lyrics", com obras de artistas de várias partes do mundo que criaram artes caligráficas inspiradas nas letras das canções do álbum. Na abertura da exposição houve uma mesa de bate-papo com a presença de K&K, Felipe Taborda (diretor de arte do disco) e calígrafos que fizeram parte do projeto: Roberto de Vicq de Cumpitch (USA) e João Brandão (Portugal). Atualmente a mostra está em exibição na Universidade de Lisboa, em Portugal.Serviço:
 
Show Kleiton e Kledir
Dia 21/09, sexta
Às 20h
Na Área de Convivência do Sesc Birigui
Grátis.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »