AtaNews Publicidade 728x90
14/09/2018 às 16h40min - Atualizada em 14/09/2018 às 16h40min

CTG Brasil realiza testes de equipamentos de descarga das usinas Jupiá e Ilha Solteira

Procedimento acontece entre os dias 17 e 21 e visa assegurar as condições ideais de operação no período chuvoso

Estevão Salomão
Assessoria de Imprensa, CTG Brasil
Foto: Henrique Manreza
Escoar a água de reservatórios hidrelétricos é um procedimento normal e necessário para controle de nível no período chuvoso. Para verificar os órgãos de descarga (vertedouros, dutos e comportas) das usinas e garantir que eles estão funcionando adequadamente, a CTG Brasil realiza entre os dias 17 e 21 de setembro testes e inspeções nas Usinas Jupiá e Ilha Solteira. Por isso, nesse período, pode haver abertura das comportas.
 
"É uma preparação importante que antecede o período das chuvas, que vai de novembro a abril. O objetivo é assegurar que os mecanismos e sistemas de descarga das usinas estejam em condições ideais de operação, para quando precisarem ser ativados", explica César Teodoro, diretor de Operação & Manutenção da CTG Brasil. O diretor reforça, ainda, que o procedimento conta com a coordenação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).


 
Ainda no período que antecede a estação chuvosa, a CTG Brasil promoverá reuniões em municípios vizinhos ao complexo Jupiá-Ilha Solteira, para expor a operação das hidrelétricas e reservatórios e explicar o SOSEm (Sistema de Operação em Situação de Emergência) – um conjunto de normas e procedimentos de operação e de manutenção para os períodos de secas e de cheias.
 
Para atender os moradores da Bacia do Paraná, a CTG Brasil disponibiliza o canal  Telecheia (0800-647 9001), um atendimento telefônico que funciona todos os dias, 24 horas, com informações sobre as vazões do Rio Paraná.
 
CTG Brasil


Criada em 2013, a CTG Brasil é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em energia limpa. Com investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, o portfólio da CTG Brasil hoje tem uma capacidade total instalada de 8,28 GW.  Segunda maior geradora privada de energia do país, a CTG Brasil conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »