AtaNews Publicidade 728x90
27/08/2018 às 15h16min - Atualizada em 27/08/2018 às 15h16min

Festival Buteco Legal 2018 abre inscrições

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
As secretarias municipais de Cultura (SMC) e de Turismo (SMT) e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e similares de Araçatuba (SINHORES) farão o lançamento da 8ª edição do Buteco Legal na próxima terça-feira (28).

O evento ocorre na sede da SMT, às 15h, e abre oficialmente as inscrições para os estabelecimentos interessados, com prazo até 21 de setembro de 2018. A ficha de inscrição e o regulamento poderão ser retirados na SMT, localizada na Rua XV de Novembro 341 – Centro.

A organização do Buteco Legal 2018 ainda conta com parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, além de patrocínio e apoio de empresas e instituições ligadas à gastronomia, turismo e setor hoteleiro.

Após as inscrições, o festival segue com as fases de Visitação e análise dos Botecos pelo grupo de julgadores, de 26 de setembro a 31 de outubro; Divulgação dos Botecos classificados em 5 de novembro em veículos de imprensa e comunicado oficial da SMT; e a ultima, já conhecida como “Saideira”, na qual ocorre a apresentação dos classificados ao grande público.

Todos os botecos inscritos serão avaliados no período de 26 de outubro a 31 de novembro de 2018 e receberão pontuação nos quesitos melhor prato, melhor tira-gosto, melhor atendimento, melhor higiene do local e bebida com melhor temperatura.

A Saideira será realizada na praça João Pessoa, no dia 08 de dezembro de 2018, das 10h às 22h com barracas de atendimento e estandes de patrocinadores.

Haverá sanitários, palco, segurança, que será colocada à disposição dos participantes do concurso, para atendimento ao público, degustação dos petiscos vitoriosos, realização da premiação dos melhores botecos, com shows musicais e outras atrações.

Para participar

De acordo com regulamento, o estabelecimento comercial estará apto a participar se atender às seguintes características: tem que ser localizado na cidade de Araçatuba; ter CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica; ser ME – microempresa; ter alvará de funcionamento da Prefeitura Municipal de Araçatuba;  atender às exigências da Vigilância Sanitária, no que diz respeito à higiene dos ambientes e manipulação dos alimentos; comprometer-se a participar no dia 24 de outubro de 2018 – 4ª feira das 9h às 11h no sindicato (SINHORES), para a Reunião de Ajustamento de Conduta do festival; e oferecer produtos preparados exclusivamente no local do seu estabelecimento comercial.

É regra que cada boteco poderá inscrever uma única receita de cada categoria (Prato ou Tira-Gosto) devendo preencher uma ficha de inscrição para cada uma das categorias. Os pratos inscritos deverão ser produtos já conhecidos nos estabelecimentos que os inscreveram ou passarem a ser desde então, estando disponibilizados no cardápio dos botecos ou nas tabelas de preços afixadas nas paredes dos estabelecimentos.

Ainda Segundo o regulamento, cada estabelecimento deverá funcionar de acordo com as regras da Vigilância Sanitária. Em caso de descumprimento destas regras, o estabelecimento poderá ser desclassificado e a participação do boteco no Festival não implica em qualquer alteração no funcionamento do estabelecimento, seja nos dias, horários ou modo de operação.

Oportunidade e valorização

O “8º Festival Buteco Legal 2018” tem por objetivo fundamental a valorização da gastronomia popular, como fato cultural de grande importância, a ser preservado como patrimônio imaterial do município de Araçatuba. É também uma oportunidade de oferecer ao público a degustação de pratos usualmente servidos nos botecos da cidade de Araçatuba, muitas vezes criados por seus proprietários e desconhecidos do grande público, atraindo não apenas os consumidores habituais, mas principalmente, novos clientes, incrementando o comércio e a renda dos botecos inscritos.

“É também fortalecer a gastronomia local, incentivando o desenvolvimento do turismo local e disseminar conhecimentos de manipulação higiênica dos alimentos, técnicas de gestão e de bom atendimento das pequenas empresas de alimentação, fomentando o seu crescimento e engrandecendo a economia do município”, acrescenta Tieza Lemos Marques, secretária municipal de Cultura e de Turismo de Araçatuba.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »