AtaNews Publicidade 728x90
27/08/2018 às 09h54min - Atualizada em 27/08/2018 às 09h54min

Você costuma arrancar seus cabelos brancos? Conheça as consequências

Beleza e Saúde
Será que arrancar os fios brancos é uma boa ideia? (Foto: Getty)
Todo mundo já passou por isso. Você está se olhando inocentemente no espelho quando, de repente, vê um cabelo branco!

Não há dúvida de que o primeiro impulso é arrancá-lo, seja com os dedos ou com uma pinça, mas será que esta é uma boa ideia?

A sua mãe não lhe dizias que, se você arrancasse um fio de cabelo branco, três outros iriam crescer no seu lugar?

Conversamos com Sally-Ann Tarver, tricologista do The Cotswold Trichology Centre, que nos esclarece até a raiz da questão (sacou?).

O que acontece quando o cabelo fica branco?

De acordo com Sally-Ann, o cabelo fica branco quando os melanócitos, células que produzem a pigmentação dos fios, ficam exaustos e não desempenham mais o seu trabalho. “Eles são substituídos pelo que chamamos de cabelos brancos, ou cabelos grisalhos,” ela explica.

Por que os cabelos ficam brancos?

Infelizmente, a principal causa dos fios brancos tem relação com os nossos genes.

“Algumas pessoas ficam grisalhas mais cedo, enquanto outras têm uma tendência genética para que isso ocorra mais tarde,” explica Sally-Ann.

Portanto, se seus pais tinham cabelos brancos quando eram jovens, você tem maior chance de desenvolvê-los mais cedo.

Ao mesmo tempo, se sua mãe ou pai chegaram atrasados à festa dos grisalhos, pode ser que o mesmo aconteça com você.

“Eu tinha uma cliente com quase 80 anos que praticamente não tinha cabelos brancos. Ela contou que o mesmo havia acontecido com sua mãe”.

De acordo com Sally-Ann, o estresse também pode ter um papel relevante no surgimento dos fios grisalhos. “Já vi casos em que as pessoas estavam sob um estresse extremo, e isso parece ter acelerado o processo,” disse ela.

A deficiência de vitamina B12, ou anemia perniciosa, também foi associada aos cabelos brancos precoces. “Um dos sintomas da anemia perniciosa é o fato de que você fica grisalho mais cedo,” explica Sally-Ann.

“A vitamina B12 é muito importante para o cabelo, e a falta dela também pode levar à queda dos fios,” acrescenta.

Sally-Ann diz que as pessoas com anemia perniciosa costumam passar anos sem receber um diagnóstico, já que seus sintomas são semelhantes aos de muitas outras doenças.

Arrancar ou não arrancar?

“Esta não é uma boa ideia,” diz Sally-Ann. “Você até pode arrancar um fio ou outro, mas se fizer isso frequentemente, pode começar a ter um problema de afinamento capilar”.

Isso acontece porque o ato de arrancar os fios pode prejudicar os folículos e, eventualmente, impedir que o cabelo volte a crescer.

Sally-Ann alerta que, em casos extremos, arrancar os cabelos grisalhos continuamente pode levar à tricotilomania, um transtorno psicológico no qual a pessoa não é capaz de resistir ao impulso de arrancar seus cabelos.

Se você puxar um, três vão crescer no lugar dele?

Sally-Ann diz que isso é apenas um mito. “Só parece que este é o caso porque, com o tempo, mais fios brancos surgem naturalmente,” ela explica.

O que podemos fazer?

Duas opções: tingir ou assumir os fios brancos.

De acordo com Sally-Ann, o tipo do seu cabelo vai determinar quão bem os fios grisalhos serão cobertos pela tintura.

“Algumas pessoas têm fios que absorvem a cor muito bem, e nesses casos uma tintura com pouco ou sem peróxido consegue cobrir a maior parte dos brancos.

Mas outras pessoas têm o que chamamos de cutículas fechadas, e estes tipos de tinturas podem não funcionar nestes casos”.

Sally-Ann diz que descobrir qual produto vai funcionar no seu tipo específico de cabelo é um processo de tentativa e erro.

As características do seu cabelo também vão determinar quanto condicionamento será necessário para os fios brancos.

“Pessoas com cutículas fechadas, que não tingem bem, tendem a precisar de menos condicionamento, enquanto aquelas com cabelos naturalmente mais ondulados e crespos verão seus cabelos ressecarem e precisarão ser condicionados com mais intensidade,” explica ela.

É claro que, com cada vez mais mulheres ficando grisalhas antes dos 40, você também tem a opção de simplesmente assumir os fios brancos.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »