AtaNews Publicidade 728x90
25/01/2018 às 14h12min - Atualizada em 25/01/2018 às 14h12min

Permacultura é destaque da programação de Meio Ambiente no Sesc Birigui em janeiro

Sustentabilidade e harmonia com a natureza são foco do sistema abordado nas atividades

Assessoria de Imprensa
O forno solar é tema da oficina "No interior da Permacultura - Cozinhando com o sol", dia 28
Cuidar da terra, cuidar das pessoas e cuidar do futuro. Estes são os princípios éticos da Permacultura, sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio com a natureza. Foi criada pelo pesquisador e naturalista Bill Mollison e pelo ecologista e escritor David Holmgren, na década de 1970, e atualmente propõe uma cultura permanente, ou seja, que visa a permanência do ser humano neste planeta em harmonia com a natureza.

O Sesc Birigui recebe neste mês três atividades ligadas ao segmento, coordenadas por integrantes da Associação Veracidade, da cidade de São Carlos (SP), que desde 2012 atua com o objetivo de transformar a realidade a partir dos princípios da permacultura, da agroecologia e da educação ambiental crítica, apontando para a construção de sociedades sustentáveis e oferecendo alternativas viáveis para esta construção.

No dia 27, às 14h, haverá o bate-papo Caminhos e perspectivas da Permacultura no Brasil, com a proposta de esclarecer conceitos gerais do sistema, partilhar experiências e apresentar resultados de alguns projetos da Associação Veracidade.

A oficina No interior da Permacultura - Cozinhando com o sol acontece no dia 28, às 14h; nela, os participantes aprenderão a construir um forno solar, um aparelho que pode ser feito em casa e que proporciona o cozimento de alimentos utilizando apenas a luz do sol como fonte energética. Para as duas atividades as inscrições gratuitas e devem ser feitas no portal (www.sescsp.org.br/birigui).

Nos dois dias, haverá ainda a exposição monitorada No interior da Permacultura - Alternativas para a sociedade: Tecnologias para o bem-viver, com elementos e possibilidades para a busca de um modo de vida mais sustentável, mesmo em contexto urbano.

Programação de Meio Ambiente no Sesc Birigui na última semana de janeiro:

Visita mediada
Teto Verde

Com Agente de Educação Ambiental. Visitação mediada ao Teto Verde. Limite de 15 pessoas por turma. Em caso de chuva, a atividade será cancelada. Menores de 10 anos, somente acompanhado de um adulto responsável. Inscrições pelo e-mail: meioambiente@birigui. sescsp.org.br
Dia 30, terça, das 17h às 18h. Teto Verde. Grátis. A partir de 10 anos.   
Somente para inscritos a partir de seleção prévia.

Visita mediada
Rotas da sustentabilidade

Com Agente de Educação Ambiental
Visitas mediadas pela estruturas sustentáveis da Unidade: Água, Energia, Áreas Verdes. Limite de 15 pessoas por turma. Menores de 10 anos, somente acompanhado de um adulto responsável. Inscrições pelo e-mail: [email protected]
Dia 31, quarta, das 14h às 16h.  Central de Atendimento. Grátis. A partir de 10 anos.
Somente para inscritos a partir de seleção prévia.
 
Bate-papo
Caminhos e perspectivas da Permacultura no Brasil

Com Djalma Nery, da Associação Veracidade
A proposta deste bate-papo é esclarecer conceitos gerais da permacultura, partilhar experiências e apresentar algumas experiências da Associação Veracidade em seus inúmeros projetos na cidade de São Carlos e região.
Dia 27, sábado, das 14h. Sala Múltiplo Uso 2. Grátis. 16 anos.
Inscrições gratuitas no portal (www.sescsp.org.br/birigui) - Vagas limitadas.

Exposição
No interior da permacultura - Alternativas para a sociedade: Tecnologias para o bem-viver

Com Veracidade
Exposição monitorada que traz elementos e possibilidades para a busca de um modo de vida mais sustentável, mesmo em contexto urbano.
Dia 27, sábado, das 14h às 17h. Dia 28, domingo, das 10h às 17h. Quintal / Gramado (Em frente a Odontologia). Grátis. 12 anos.
Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Oficina
No interior da permacultura - Cozinhando com o sol

Com Veracidade
O forno solar é um aparelho que pode ser construído em casa e que proporciona o cozimento de alimentos utilizando apenas a luz do sol como fonte energética. Nesta oficina, você aprenderá a construir o seu.
Dia 28, domingo, das 14h às 18h. Sala Múltiplo Uso 2.  Grátis. 16 anos. 
Inscrições gratuitas no portal (www.sescsp.org.br/birigui) - Vagas limitadas.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »