AtaNews Publicidade 728x90
24/01/2018 às 09h30min - Atualizada em 24/01/2018 às 09h30min

Pronto socorro municipal vai funcionar no Hospital Sant’Ana

PMA
Foto: Divulgação

Após reunião com representantes da Saúde municipal e vereadores, o prefeito Dilador Borges anunciou, em entrevista coletiva, que o pronto socorro municipal Aida Vanzo Dolce, do bairro Santana, será transferido para o Hospital Sant’Ana, localizado à rua Rosa Cury, 50, bairro São Joaquim.

No mesmo local funcionará o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e uma unidade de dispensação de medicamentos. O prefeito lembra que nas proximidades, onde funciona o Restaurante Popular, será instalada unidade do programa Bom Prato. “O novo endereço se tornará um complexo de facilidades que melhorará a qualidade de vida da população, pois vai dispensar deslocamentos e gastos com transportes, economizando dinheiro e tempo, tanto para quem é atendido como para quem precisa adquirir medicamentos e fazer refeições”, mapeia.

Dilador Borges cita que reuniu-se com representantes do legislativo e recebeu apoio para a decisão de transferência do PS. “O Executivo já pensava nisso, através da Secretaria de Saúde, e acabamos de sacramentar com a força recebida pelos integrantes da Comissão de Saúde da Câmara e demais vereadores. “Nós e o legislativo temos o pensamento de melhorar e facilitar a vida das pessoas, que é um compromisso nosso, cuidar de gente”, valoriza.

A secretária de Saúde, Carmem Guariente, faz uma previsão de 90 a 120 dias para iniciar o funcionamento da nova localidade: “O chamamento deve logo ser publicado, vai entrar agora pra avaliação pelo jurídico da prefeitura e, assim que terminar, iniciaremos o processo de publicação do edital. Nossa previsão é que até março, se não houver problema na licitação, já tenhamos a entidade vencedora, para podermos então fazer as adequações e iniciarmos o atendimento”.

Dilador reforça as vantagens e comodidades a serem consideradas com a mudança. “O local facilita, pois temos a avenida Mario Covas, que passa a ser Araçás, depois Waldir Felizola de Moraes, ligando com as avenidas Café Filho e Brasília, Odorindo Perenha, Prestes Maia, Waldemar Alves e rua do Fico, todas vias rápidas que facilitam para o Samu e para quem procurar atendimento, além de o terminal urbano de transporte coletivo ser logo em frente”.

Carmem destaca pontos importantes, como o aparelho de raio-x reserva, que será cedido pelo hospital e vai permitir não ter interrupções nos atendimentos e necessidade de encaminhar para a Santa Casa. “Outra decisão importante, que tem origem também de sugestões do legislativo, é que haja exames laboratoriais, que não há no PS atual e demandam que sejam feitos na Santa Casa, com transporte de pacientes. Com essa mudança, o PS municipal passa a ser mais resolutivo, com laboratório já contratado funcionando lá dentro, e tudo fica mais rápido. Outra questões, que estão no plano de governo de Dilador e Edna Flor, são o atendimento de pediatria 24h no PS e a farmácia interna de dispensação, que evitará deslocamentos e facilitará o acesso aos medicamentos prescritos na urgência e emergência, . Teremos assim uma melhora na qualidade do atendimento, trabalhando humanização, tendo o serviço todo no mesmo prédio, número maior de médicos, além do Samu, que ficará numa instalação adequada e com funcionamento agilizado”, enumera.

Segundo o prefeito, o prédio atual do PS será reformado e continuará disponível para a Saúde Municipal, servindo para abrigar serviços deslocados em caso de novas exigências sobre estruturas que venham a ficar prejudicadas e tenham paralisação exigida pelo Ministério Público, por exemplo.

Participaram do anúncio o prefeito Dilador Borges, a vice-prefeita Edna Flor e o chefe de gabinete Deocleciano Borella Jr.; a secretária municipal de Saúde, Carmem Guariente, o assessor executivo Alair Barão, o diretor de departamento de Urgência e Emergência, Éverton Sousa do Amaral e a diretora do departamento de Atenção Básica, Aparecida Nava; os vereadores Antonio Edwaldo Dunga Costa, Gilberto Batata Mantovani, Lucas Zanatta, Marcio Saito, Alceu Batista, Jaime José da Silva e o presidente da Câmara, Rivael Papinha; além do secretário de Governo, Manoel Afonso e seu assessor executivo, Thiago Mendes.

A Comissão de Saúde da Câmara de Araçatuba é formada pelos vereadores Dr. Jaime, Lucas Zanatta e Dr. Flavio Salatino.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »