03/08/2018 às 09h36min - Atualizada em 03/08/2018 às 09h36min

Prefeitura de Birigui cria o Empresa Fácil para otimizar e agilizar abertura de novos negócios

Assessoria de Imprensa
Foto: Reprodução
A Prefeitura de Birigui dispõe do sistema Empresa Fácil, criado para otimizar e agilizar os processos de abertura de novos negócios no município. Por meio da nova ferramenta, é possível fazer também alteração cadastral e encerramento de empresas. O objetivo é reduzir custos e melhorar o acesso de empreendedores e investidores aos serviços.

Para fazer a solicitação de abertura e gerenciamento de cadastro mobiliário basta acessar o site oficial da prefeitura – www.birigui.sp.gov.br – e clicar no ícone “Empresa Fácil”, disponível abaixo das notícias principais da página. É necessário ter um usuário e senha, que pode ser solicitado na Secretaria Municipal de Finanças pelo telefone (18) 3643-6155.

A novidade foi apresentada no dia 13 de julho pela Mitra Acesso em Rede e Tecnologia de Informação Municipal, responsável pelo sistema, para empresários e representantes de órgãos de classe, associações e sindicatos, durante o lançamento do Guia do Investidor de Birigui, elaborado pela Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação).

CONSULTA DE VIABILIDADE

Uma das ferramentas do Empresa Fácil é a consulta de viabilidade, onde o empreendedor pode verificar se na região do imóvel escolhido pode ser instalada a atividade econômica que pretende exercer. Esse procedimento, que antes dependia de um demorado procedimento burocrático, agora pode ser feito rapidamente via internet, sem sair de casa e qualquer custo adicional.

O representante da Mitra, Vanderlei Evangelista Júnior, explica que o sistema efetua consulta à legislação verificando a compatibilidade do setor econômico a ser exercido com as normas urbanísticas vigentes para o local escolhido. A consulta não substitui os alvarás e outras obrigações previstas na legislação urbanística, tributária, sanitária e ambiental.

“O Empresa fácil foi criado para reduzir os entraves burocráticos e agilizar a vida do empreendedor. Nesse moderno sistema, o empreendedor executa todas as etapas do processo, que vai da análise de viabilidade de localização até a obtenção definitiva de alvará de funcionamento, pela internet. Com isso, pode acompanhar todo o processo em tempo real”, destacou Evangelista Júnior.
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »