AtaNews Publicidade 728x90
02/08/2018 às 11h54min - Atualizada em 02/08/2018 às 11h54min

Cosméticos naturais podem substituir o uso de desodorantes? Especialista explica

É preciso tomar cuidados com cosméticos naturais pois eles podem acabar causando alergias ou outras complicações para saúde

Revista Minha Vida
Foto: Imagem Ilustrativa
Desodorantes são produtos que se destinam a melhorar o odor corporal desagradável que são resultado da ação de bactérias que alimentam do nosso suor, gorduras e proteínas causando mau cheiro. Há também alimentos, medicamentos e suplementos alimentares que podem possuir partículas que são excretados junto com o suor levando a odores diferentes do habitual.

Atualmente, existem inúmeros produtos industrializados para o tratamento ou contenção desses odores. No entanto, com a tendência mundial de "naturalidade", muitas pessoas procuram usar produtos e alimentos orgânicos para o tratamento ou para disfarçar o mau odor corporal.

Um dos principais motivos da exclusão dos desodorantes do dia a dia é o fato deles conterem uma extensa lista deles componentes industrializados, como: o triclosan, álcool, perfumes, EDTA tetrassódico, BHT, bicarbonato de sódio ou potássio, alcatrão, parabenos e outras substâncias que podem levar à obstrução dos poros e inflamação das glândulas de suor.

Estas substâncias presentes em desodorantes podem levar a lesões no fígado com possibilidade de evoluir para um câncer ou cirrose Além disso, é comprovado que o uso pode alterar a tireóide, causar alergias, aumentar o risco de Alzheimer , inibir a produção de estrogênio e diminuir da produção de esperma.

Resultado de imagem para Cosméticos naturais podem substituir o uso de desodorantes?

Resultado de imagem para Cosméticos naturais podem substituir o uso de desodorantes?



Desodorantes naturais funcionam?
Existem diferentes receitas de desodorantes naturais na internet, porém a grande maioria não é testada em larga escala pelos dermatologistas e certamente alguns possuem indicações não fundamentadas e outros componentes podem até mesmo causar sérios problemas de pele sem agir eficazmente como desodorante.

Entre os principais ingredientes "naturais" estão o bicarbonato de sódio ou o leite de magnésia que podem causar alergias, irritação da pele e não pode ser utilizado pelas mulheres grávidas em áreas extensas. Portanto, natural não quer dizer eficaz nem seguro. Não há também, descrição da quantidade de bicarbonato de sódio a ser diluído em água, ou se ela deve ser utilizada diretamente na pele.

O óleo de coco é natural e pode ser utilizado para diversas afecções da pele, desde que controlado porque ele pode obstruir poros também. Os aromas e óleos essenciais têm que ter origem confirmada pelo dermatologista, pois eles sozinhos também podem causar irritação da pele e alergias.

Já o limão, a laranja e o vinagre podem causar sérios danos à pele como queimaduras e problemas na pigmentação pós inflamatória. Produtos como o leite de colônia, própolis e benjoimque podem ser são indicados por algumas pessoas, mas eles também podem causar alergias, por isso é essencial consultar um médico antes de usar.

Na dermatologia, as substâncias que são formuladas precisam ser feitas com as devidas concentrações e com produtos que cientificamente trazem benefícios para o paciente, portanto, natural não quer dizer que é eficaz e seguro. Misturas caseiras podem causar possíveis alergias e sérios danos à saúde.

Quantas vezes pegamos informações na internet que são leigas, reproduzidas de um site ou local informado para outro e quantas vezes ao testar tais dicas verificamos que elas não são verdadeiras? Então, não se precipite, procure um dermatologista e solicite orientação. Muito cuidado quanto as receitas caseiras.

Resultado de imagem para Cosméticos naturais podem substituir o uso de desodorantes?

Resultado de imagem para Cosméticos naturais podem substituir o uso de desodorantes?


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »