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14/08/2024 às 17h01min - Atualizada em 15/08/2024 às 07h29min

Mercado da beleza: autocuidado masculino ganha força entre os brasileiros

Como a quarta maior potência no mercado global de beleza e cuidados pessoais, uma pesquisa revela que 72% dos homens brasileiros praticam o autocuidado. Seguindo essa tendência, o Brasil ocupa a 2ª posição mundial em lançamentos de produtos nessa área.

MATHEUS BRASIL
Maicon Pelissaro

Vaidade ou autocuidado? A atenção dos homens tanto para vaidade quanto para os cuidados com a saúde deixou de ser tabu e se tornou uma tendência entre os brasileiros. Isso reflete na crescente busca por  produtos de beleza,  saúde e  bem-estar. A segunda edição do estudo Cosmmentology, realizado pelo Grupo Croma, revela que 72% dos homens brasileiros praticam o autocuidado. Além disso, o Brasil ocupa a segunda posição global em lançamentos de produtos no setor de beleza e cosméticos, segundo pesquisas recentes da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Um exemplo dessa tendência é a marca brasileira "Sem Rótulo Cosméticos", que se destaca ao apostar em cosméticos veganos e na crescente demanda por produtos de beleza. As fundadoras destacam, que percebem um público cada vez mais inclusivo e que especialmente a nova geração masculina vem demonstrando um interesse crescente em cuidar da aparência, buscando produtos e tratamentos específicos para atender às suas necessidades, com ênfase aos produtos faciais. 

“A tendência do autocuidado masculino entre os brasileiros está longe de ser passageira. O aumento significativo na busca por cuidados pessoais reflete uma mudança cultural importante. No passado, o autocuidado masculino era  associado a uma estética mais rústica e menos preocupada com a aparência.  Esse tabu já é ultrapassado e hoje é reconhecido como uma prática fundamental para a beleza, a saúde e o bem-estar.” afirma a especialista em dermorenovação e co-fundadora da marca, Laís Theis.

Impulsionadas pela crescente demanda por produtos de beleza e cuidados pessoais masculinos, as empresas brasileiras têm investido cada vez mais nesse segmento. Produtos para cuidados com a pele, como gel de limpeza facial e protetores solares, estão se tornando cada vez mais comuns nas prateleiras. Nesse cenário promissor, uma pesquisa realizada pelo Euromonitor International afirma que o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. “Além da estética, o autocuidado masculino reflete de forma positiva na saúde e no bem-estar, contribuindo para uma vida mais saudável. Isso envolve uma variedade de cuidados diários, como a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada. Os hábitos de autocuidado também incluem  o uso de cosméticos para a pele”, explica Melyssa Esser, nutricionista e sócia-fundadora da Sem Rótulo Cosméticos.

"A população também está cada vez mais consciente da importância do autocuidado para a longevidade e a prevenção de manchas e doenças de pele.”, complementa . 

Os produtos da Sem Rótulo Cosméticos são totalmente cruelty free, sem pretolatos, parabenos e ftalatos, ingredientes químicos que prejudicam a saúde. Itens como gel de limpeza com blend de extratos vegetais e bastão multifuncional sem cor, que combina proteção solar com ingredientes nutritivos, também são destaques da marca.

Os produtos da Sem Rótulo Cosméticos são 100% cruelty-free e livres de petrolatos, parabenos e ftalatos, ingredientes químicos nocivos à saúde. Entre os itens de destaque da marca estão o gel de limpeza com blend de extratos vegetais e o bastão multifuncional sem cor, que alia proteção solar a ingredientes nutritivos.


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MATHEUS PETTER BRASIL
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