AtaNews Publicidade 728x90
24/07/2018 às 11h47min - Atualizada em 24/07/2018 às 11h47min

Prefeitura conclui reforma da ESF do Arapuã e inicia construção de UBS Porte 2 no Jd. Monterey

Assessoria de Imprensa
A prefeitura conclui nos próximos dias as obras de reforma da ESF Getúlio de Carvalho, no Jardim Arapuã. ( Foto: Divulgação)
A Prefeitura de Jales deve concluir nos próximos dias a reforma da ESF (Estratégia de Saúde da Família), Getúlio de Carvalho, no Jardim Arapuã, iniciada no final do mês de março com o objetivo de melhorar os serviços de saúde oferecidos aos usuários da rede municipal. Durante o período das obras os usuários não foram prejudicados, já que o atendimento passou a ocorrer na ESF Drª Zilda Arns Neumann, na esquina das Ruas 17 e 24, no Jardim Novo Mundo.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o fechamento provisório da unidade do Jardim Arapuã foi fundamental para solucionar problemas de infiltrações e estruturais, e garantir, com a conclusão das obras, segurança, atendimento humanizado e conforto a todos os usuários.

A reforma incluiu manutenção estrutural, manutenção de esquadrias de portas e janelas, substituição de portas, melhorias nas partes elétricas e hidráulicas, retirada do telhado existente para contemplação de nova estrutura (com aproveitamento das antigas telhas), instalação de novas calhas e rufos, regularização do calçamento no entorno da unidade, instalação de piso antiderrapante na entrada da ESF, substituição de revestimento em banheiros, instalação de forro de PVC em pontos específicos, instalação de extintores de incêndio e iluminação de emergência, pintura interna e externa, entre outras melhorias.

Para que a população não fosse prejudicada, a Secretaria de Saúde se reuniu com representantes do Conselho Local do Jardim Arapuã e com o Conselho Local do Zilda Arns Neumann e juntos decidiram que a melhor solução seria transferir o atendimento para o Novo Mundo.

A secretária de Saúde, Maria Aparecida Moreira Martins ressaltou que muito em breve a unidade do Jardim Arapuã voltará a funcionar normalmente. “Estamos finalizando a reforma e logo a unidade estará em pleno funcionamento, garantindo segurança, qualidade e conforto aos usuários”.

Vale ressaltar que após a conclusão das obras na unidade do Jardim Arapuã, a ESF Shiguero Kitayama, no Conjunto Habitacional Roque Viola, também vai passar por reformas e precisará ficar fechada durante o período de obras. Para que o atendimento aos usuários não seja interrompido, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde já está realizando estudos junto à coordenadoria da Estratégia de Saúde da Família e planejando a transferência do atendimento para outra unidade. “A reforma dessa unidade é extremamente importante. Sabemos que obras causam alguns transtornos, mas é para o bem da população, por isso pedimos a compreensão e paciência de todos”, frisou Maria Aparecida.
 
Construção de nova Unidade de Saúde

A Prefeitura de Jales já iniciou o projeto de terraplanagem do terreno e, em breve, a V. de Souza Ferreira & Cia Ltda ME vai iniciar a construção de uma nova unidade de saúde em Jales. A ESF será de Porte 2, ou seja, com capacidade para receber a estrutura física e equipe de duas unidades em um mesmo espaço na Rua João Mariano de Freitas Filho, na esquina da Avenida Paulo Marcondes, no Jardim Monterey.

A previsão é de que a obra seja concluída em março de 2019. A unidade vai contar com 3 consultórios com banheiros anexos, 2 consultórios/acolhimento, 2 amplas salas para consultórios odontológicos, recepção, sala de inalação, sala de atividades coletivas, sala de observação/procedimentos/coleta, sala de vacinas, depósito de resíduos contaminados, expurgo, sala de estéril, administração e gerência, sanitários para funcionários e para pacientes, sala de estocagem e dispensação de medicamentos, copa e sala de curativos.

Toda a unidade prevê acessibilidade para portadores de necessidades especiais.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »