AtaNews Publicidade 728x90
17/07/2024 às 16h48min - Atualizada em 18/07/2024 às 07h18min

Como estudar nas férias escolares enquanto se prepara para os vestibulares

Especialista do SAS Educação traz dicas para quem está na época do vestibular e precisa equilibrar o descanso com os estudos

LARA COSTA
Divulgação
São Paulo, julho de 2024 – Para os estudantes que estão se preparando para alcançar a tão sonhada aprovação no vestibular, as férias escolares ainda podem ser bem aproveitadas, sem que interfiram no cronograma de preparação de estudos. Por essa razão, o especialista do SAS Educação, Idelfranio Moreira, trouxe três dicas sobre como aproveitar este período da melhor forma, com organização e autocuidado.

Para Moreira, a peça-chave desse momento é o equilíbrio. Nesta fase, é comum que muitos optem por deixar o descanso de lado e estudar mais do que o planejado. Porém, o especialista traz um alerta sobre este ponto: estudar mais nem sempre é possível, estudar melhor sim. Mais importante do que estudar por mais horas de maneira não produtiva é estudar do jeito certo”.
Dessa forma, Idelfranio traz três dicas de como aproveitar o período de forma produtiva:
  1. Estude por meio de filmes, livros e séries
Estudar deve ser um ato constante e que pode estar presente até nas tarefas de lazer do dia a dia. O período de férias é ideal para reservar um momento semanal para essas atividades de leitura e sessões de filmes, que são tão essenciais quanto estudar pelos meios tradicionais.
“Muito ligado ao conceito de Lifelong Learning (o aprendizado ao longo da vida) e Lifewide Learning (aprendizado em qualquer lugar), especialmente destinado àqueles alunos que estão se preparando para os vestibulares, como o Enem e a Fuvest, recomendo assistir a filmes, séries e ler livros dos temas que mais gostam. Isso também significa estar por dentro de atualidades e adquirir repertório cultural que trará, sem dúvidas, impactos positivos não somente para as provas, mas para a futura vida profissional, por exemplo.”, diz Idelfranio.
Algumas das leituras obrigatórias para as provas da Fuvest e Unicamp deste ano, são: “Angústia”, de Graciliano Ramos (Fuvest); “Quincas Borba”, de Machado de Assis (Fuvest); “Mensagem”, Fernando Pessoa (Fuvest); “Olhos d’água” de Conceição Evaristo (Unicamp) e “Morangos mofados” de Caio Fernando Abreu (Unicamp).
  1. Tenha um cronograma reduzido
Reduzir o volume de matérias a serem estudadas é um ótimo caminho para que os estudos não sejam totalmente pausados e ainda abram espaço a outras atividades. Isso é o que afirma Idelfranio, que faz uma ligação direta com o autocuidado e o respeito ao próprio corpo. Ele ressalta que é importante que o estudante tenha em mente quais assuntos possui mais dificuldade, para que se concentre em revisar temas específicos com mais qualidade.
“De fato, o tempo de preparação para a prova está mais curto neste segundo semestre, por isso, a capacidade de gerir o próprio calendário para estudar e aprender de maneira efetiva é extremamente importante. Porém, para aqueles que se sentem mais seguros com relação aos seus estudos e objetivos, ter um cronograma reduzido durante as férias é sinônimo de organização e flexibilidade que podem trazer benefícios a longo prazo.”, comentou.
  1. Não tenha medo de descansar!
Por fim, o descanso é muito importante para trazer energia à jornada que se inicia no segundo semestre. Descansar não é sinônimo de fraqueza, mas sim de fortaleza, já que, comprovadamente, o cérebro aprende durante as pausas. “Dispensar as atividades esportivas, a alimentação equilibrada, terapia e atividades sociais no intuito de ter mais tempo para estudar é uma cilada. As férias existem para serem aproveitadas, e elas serão essenciais para quem busca uma conquista tão importante quanto a aprovação no vestibular!”, finaliza Moreira.
Sobre o SAS Plataforma de Educação 
O SAS Educação é uma plataforma de educação que há 20 anos oferece soluções educacionais de forma completa e integrada, para diversas escolas parceiras em todo o Brasil. Seu portfólio de serviços conta com materiais didáticos atualizados anualmente, tecnologia educacional propositiva e engajadora, avaliações digitais e presenciais que geram relatórios diagnósticos para direcionar a aprendizagem, formação de equipe e acompanhamento personalizado com consultores pedagógicos. Ao longo do tempo, as escolas parceiras do SAS vêm formando alunos por todo o Brasil, além de acumular excelentes resultados nos principais exames do país. Um exemplo é que o SAS é anos líder em aprovações no SiSU.
Site: https://saseducacao.com.br/ 
Facebook: facebook.com/SASEducacao/ 
Instagram: instagram.com/saseducacao/ 
Linkedin: linkedin.com/company/saseducacao  

Contato de Imprensa
Lara Costa, Thaís Vequetini e Ana Maksoud – [email protected]
 
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Lara Silvestrini Ribeiro da Costa
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »