AtaNews Publicidade 728x90
23/07/2018 às 14h29min - Atualizada em 23/07/2018 às 14h29min

O Que Você Pode (ou Não) Levar na Sua Bagagem em Vôos Internacionais

Fazer voos internacionais é uma experiência incrível, mas é fundamental saber o que pode ou não pode ser levado na bagagem para evitar problemas.

Luana Sudré
Assessoria de Imprensa SEO Marketing
Viajar para outro país é maravilhoso, já que você pode conhecer novos destinos, culturas, culinárias e muitas outras novidades. Quando chega a hora de realizar esse sonho, sempre costumam aparecer dúvidas sobre as bagagens.
 
O que pode ser levado? O que não pode? Será que existe a chance de confiscarem alguma coisa da mala? Se isso acontecer, o item poderá ser recuperado? Dá para transportar aquela deliciosa garrafa de espumante?
 
São muitas dúvidas, mas fique tranquilo! Nós separamos um guia para que você não tenha nenhuma surpresa desagradável na sua viagem internacional. Assim, ela será realmente fascinante!
 
O Que Não Pode Ser Levado na Bagagem de Mão de Jeito Nenhum?
 
Nós até poderíamos começar com os itens que podem ser transportados, mas são muitas as possibilidades - mesmo. Por isso, é mais fácil falar sobre o que não pode ser levado sob nenhuma hipótese na sua bagagem de mão, de acordo com a ANAC.
 
Armas de fogo e todos os dispositivos que disparem projéteis, dispositivos neutralizantes (armas de choque, spray de pimenta), objetos pontiagudos ou cortantes e ferramentas de trabalho (chave de boca, macaco hidráulico) não podem ser transportados.
 
Itens considerados contundentes, que são aqueles que não foram desenvolvidos para ferir, mas que podem ser usados para tal, como tacos de golfe e de sinuca, não podem estar nas suas malas.
 
Substâncias inflamáveis ou explosivas (dinamite, querosene, gasolina), tóxicas e químicas (cloro, soda cáustica) também não podem estar na sua bagagem.
 
Quais Itens Podem Ser Levados na Bagagem de Mão?
 
Muitos itens podem ser transportados em sua bagagem, mas é importante conferir quais são eles para ter certeza de que nenhum problema acontecerá.
 
Dispositivos eletrônicos para entretenimento, como players de música, videogames portáteis e câmeras fotográficas, podem ser levados tranquilamente na sua viagem. Seu notebook também pode ir, mas não deve ficar no bolso de trás dos assentos.
 
Calculadoras e barbeadores elétricos estão entre os itens autorizados para sua bagagem de mão, assim como uma caixa de fósforos e o seu celular - ainda bem, não é mesmo?
 
Mochilas, pastas, cabides com roupas, fraldas, remédios essenciais, como os de uso contínuo (se tiver, leve a receita, por precaução) e cosméticos sólidos, como blush, também podem ir na bagagem de mão.
 
Além disso, é importante que a sua bagagem de mão tenha itens essenciais, que possam salvar a sua pele caso você tenha que passar a noite no aeroporto ou em um hotel no caso do cancelamento ou do atraso de um voo, por exemplo.
 
Por isso, é recomendável ter uma troca de roupa, creme dental, escova de dente, desodorante (vale lembrar que não pode ser aerosol), perfume e creme, para que você não passe nenhum aperto.
 
Ah, itens como cremes dentais, desodorantes e perfumes que estejam na sua bagagem de mão devem estar em recipientes de, no máximo, 100 ml. Se olharem a sua bagagem e as embalagens forem maiores de 100 ml, mesmo que não estejam cheios, os itens serão confiscados.
 
Além disso, a soma de todos esses itens não pode ultrapassar 1 litro nas bagagens de mão. Podem ser 10 embalagens de perfume de 100 ml, 5 cremes dentais e 5 desodorantes de 100 ml cada ou a combinação que for.
 
Quais Itens Podem Ser Levados na Bagagem Registrada?
 
Se você não está familiarizado com esse termo, fique tranquilo: as bagagens registradas nada mais são do que as malas maiores, aquelas que são despachadas e não vão junto com você durante o voo.
 
Como você só terá acesso a essas malas na hora do desembarque, então alguns itens que não são permitidos na bagagem de mão são permitidos, como tesouras, alicates, shampoos, perfumes, desodorantes e cremes com mais de 100 ml.
 
O Que Acontece se eu Burlar as Regras?
 
Caso você contrarie alguma dessas regras, então estará sujeito a receber as punições cabíveis.
 
Por exemplo, no caso de levar uma embalagem maior de 100 ml na bagagem de mão, ela será confiscada, o que pode representar um prejuízo bem grande. Itens proibidos, como lâminas de barbear, também podem ser confiscadas.
 
O maior problema está no fato de que os itens confiscados não são devolvidos depois e ficam lá no aeroporto. Cada um deles adota uma conduta diferente para o destino desses itens, mas eles não voltarão para você.
 
Por isso, o melhor a se fazer é cumprir todas as regras para o seu voo internacional, de modo a não ter problemas, prejuízos e arrependimentos.
 
Posso Transportar Bebidas Alcoólicas?
 
É difícil fazer uma viagem para o México e não trazer uma tequila, ir para a Argentina e não trazer um vinho ou viajar para a Inglaterra e não trazer um gim, não é verdade?
 
Pois bem, felizmente, você pode transportar bebidas alcoólicas durante viagens internacionais, mas somente na bagagem registrada. Nada de tentar levar na bagagem de mão, tudo bem? Elas podem ser barradas e você vai ter que acabar deixando no aeroporto.
 
Para evitar que as garrafas quebrem ou sejam danificadas no caminho, você pode comprar embalagens específicas para acondicioná-las, envolvê-las com meias ou peças de roupa ou deixá-las soltas na mala - mas essa não é uma boa opção, acredite.
 
Porém, existe uma questão interessante sobre o assunto, que é comprar as bebidas no duty free, as lojas em que você compra produtos sem a incidência de impostos por um preço bem mais acessível.
 
Se você fez uma viagem para a Argentina e está no aeroporto para voltar ao Brasil, as bebidas compradas no duty free de lá será considerada aqui no aeroporto do Brasil como comprada fora do país e, logo, fará parte da sua cota.
 
Porém, quando você chegar ao Brasil, no aeroporto em que for desembarcar, poderá comprar até 24 garrafas (12 garrafas de vodka e 12 garrafas de vinho, por exemplo) de bebidas alcoólicas, o que é uma ótima oportunidade para abastecer a sua casa ou presentear os amigos e a família.
 
Ah, você também deve lembrar que apenas passageiros com mais de 18 anos podem comprar bebidas alcoólicas, e isso não muda com o fato de estar ou não em um aeroporto.
 
Agora que você já sabe o que pode e o que não pode levar em cada mala, já está pronto para realizar o sonho da viagem internacional e, de quebra, trazer aquela deliciosa garrafa de vodka para casa!
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »