AtaNews Publicidade 728x90
01/07/2024 às 08h29min - Atualizada em 01/07/2024 às 08h29min

Anna Saicali, ex-diretora da Americanas, desembarca em São Paulo

Considerada uma das principais envolvidas no esquema de fraudes fiscais nos balanços da empresa, ela se entregou à Justiça em Lisboa neste domingo (30).

G1
Anna Saicali, ex-diretora da Americanas, durante embarque no aeroporto de Lisboa — Foto: Reprodução/TV Globo
A ex-diretora do grupo Americanas Anna Christina Ramos Saicali, considerada uma das principais envolvidas no esquema de fraudes fiscais nos balanços da empresa, retornou ao Brasil nesta segunda-feira (1º).

Anna desembarcou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, por volta das 6h40, e foi em direção ao posto da Polícia Federal.

O retorno da ex-diretora ao Brasil ocorre após ela ter se apresentado à Justiça brasileira em Lisboa, em uma parceria com a Interpol, depois que a prisão foi revogada.

Segundo a apuração do Fantástico, Anna Saicali viajou para Portugal no dia 15 de junho. Câmeras de segurança registraram a ex-diretora no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

Conforme a decisão judicial que revogou a prisão, Anna deverá retornar também ao Rio. Ela não ficará presa, mas terá o passaporte retido e ficará proibida de deixar o país.

Ex-diretora do grupo Americanas volta ao Brasil

Operação da PF
Nesta semana, a Polícia Federal cumpriu 15 mandados de busca e apreensão nas casas de ex-diretores da Americanas. E a Justiça determinou a prisão preventiva dos principais envolvidos no esquema que melhorava os resultados financeiros da empresa.

Quanto mais a empresa lucrava – segundo a contabilidade inflacionada por esses executivos – mais a alta cúpula ganhava prêmios milionários anualmente.

Dois ex-funcionários da companhia fizeram delação premiada e utilizaram como provas conversas e exemplares da contabilidade que mostraram que a alta cúpula criou dois balanços financeiros – o real e o fictício, utilizado para o pagamento desses bônus.

Miguel Gutierrez, ex-CEO e apontado pela investigação da PF como o principal beneficiado pelo esquema de fraudes, foi preso em Madri, onde mora, na sexta-feira (28), mas foi solto um dia depois. Ele não voltará ao Brasil, mas deverá se apresentar à Justiça espanhola a cada duas semanas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »