AtaNews Publicidade 728x90
20/06/2024 às 16h55min - Atualizada em 21/06/2024 às 06h03min

Remar contra a maré? Conheça os efeitos do álcool no processo de emagrecimento e ganho de massa muscular

Especialista explica por que o consumo da bebida pode comprometer os resultados da dieta e do treino

EDUARDA PIRES
Pixabay
Que o consumo de álcool não é um hábito saudável, todo mundo já sabe. Mas será que a bebida interfere diretamente no desempenho de quem deseja emagrecer e ganhar massa magra?
Para explicar essa e outras dúvidas sobre o assunto, o médico do esporte Luiz Tintori, fundador da clínica Mizu - centro de cuidado humano que atua com emagrecimento, performance esportiva e reposição hormonal, selecionou as 5 questões mais comuns sobre o impacto das bebidas alcoólicas nos resultados da dieta e do treino. Confira:
 
1- Posso beber álcool durante a dieta?
 
Pensando somente em termos só calóricos, pode, pois a bebida entrará na conta de calorias da dieta. No entanto, esse consumo  traz alterações metabólicas no corpo, alterações hormonais de cortisol, testosterona, além da redução da absorção de muitas vitaminas, principalmente do complexo B, o que prejudica a saúde e o resultado da dieta em longo prazo.
 
2 - Por que bebidas alcoólicas prejudicam o emagrecimento?
 
Além de ter soma na conta calórica, quem bebe geralmente costuma petiscar itens calóricos como queijos, amendoim e churrasco, ou seja, vai prejudicar não só pela alteração metabólica, mas também na questão hormonal.
 
3 - E qual o impacto no ganho de massa muscular?
 
Sabe-se que o consumo moderado de bebidas como vodca, por exemplo, pode  ocasionar mais de 30% de redução de síntese de proteínas musculares no pós-treino. Com isso podemos ver que o álcool prejudica tanto a performance esportiva quanto a hipertrofia.
 
4 - Existe algum tipo de bebida alcoólica que não atrapalhe os processos de emagrecimento e hipertrofia?
 
Não. Existem inúmeros estudos que mostram que não há dose de álcool segura para o ser humano ingerir. Qualquer bebida que contém álcool ou etanol vai impactar nos processos de emagrecimento e hipertrofia, além de causar danos gerais para a saúde em médio e longo prazo.
 
5 - O que o álcool faz no nosso corpo?
 
Quando consumido em doses médias, o álcool vai causar muita excitação no sistema nervoso central, já em doses altas causará depressão do sistema nervoso, por isso as pessoas ficam com sono, caindo. O consumo também leva a alterações de dopamina e cortisol, o que vai fazer com que a pessoa sinta a falta da bebida quando o seu efeito acabar, deixando-a mais irritada, mais cansada, o que abre margem para ela continuar bebendo mais para se sentir “melhor”.
Em relação ao metabolismo, o álcool altera a secreção e aumenta a resistência à insulina, o que leva a um possível aumento de ganho de gordura e de fome também. Além disso, o corpo vai ficar alguns dias tendo que metabolizar essa toxina, que é o etanol, e os seus metabólitos (resíduos que sobram após a absorção), para poder eliminar por completo o álcool do organismo. Nesse tempo, ele vai deixar de lado a fabricação e absorção de vitaminas, minerais, queima de gordura e ainda vai sentir impacto na síntese de massa muscular, ou seja, não tem benefício para nenhum sistema do corpo.
 
Dr. Luiz Tintori é médico do esporte com ênfase em emagrecimento e reposição hormonal. Com mais de 15 anos de carreira médica, consolidou-se na área de performance esportiva e fundou a clínica Mizu, centro de cuidado humano localizado em São Paulo.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Eduarda Pires
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »