18/07/2018 às 10h00min - Atualizada em 18/07/2018 às 10h00min

Saiba como prevenir queimadas na sua região

Neste período seco do ano, as regiões com mata ficam mais vulneráveis a queimadas. Listamos ações recomendadas para evitar início de focos de fogo

Portal Brasil
O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar recebem relatos e denúncias de focos de incêndio e queimadas ilegais, respectivamente. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom)
Cuidado com as pontas de cigarro

Quando estiver na estrada, não jogue cigarros acesos pela janela do carro. A vegetação das margens das estradas pode pegar fogo rapidamente neste tempo seco e até iniciar queimadas de grande proporções.

Atividades ao ar livre

Em festas, acampamentos e outros eventos ao ar livre, evite fogueiras, velas e lampiões. Caso resolva acendê-los, só faça fogueiras após limpar bem o local e retirar completamente a vegetação em volta, de preferência em local aberto. Apague tudo antes de sair: deixe brasas apagadas e resfriadas, e enterre sobras de material.

Lixo na lixeira

Latas e objetos de metal, cacos e garrafas de vidro e outros itens podem aquecer excessivamente ao sol e dar origem a queimadas. Ou seja: não descarte lixo em locais inapropriados, sobretudo se houver vegetação nas proximidades.

Balões

A Lei de Crimes Ambientais determina que a soltura de balões é uma atividade ilegal, pois o objeto pode cair aceso em casas, matas, florestas, indústrias e outros locais. Os possíveis danos são diversos: desde queimadas na vegetação até o risco à vida das pessoas.

Telefones úteis

193 (Corpo de Bombeiros): para relatar ocorrência de focos de incêndio
190 (Polícia Militar): para denunciar queimadas ilegais ou balões

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »