USP promove Seminário gratuito sobre Depressão 60+
Pessoas idosas são as que mais se suicidam, proporcionalmente, por causa da depressão
Bruna Laja
“Abordar a depressão na pessoa idosa é de extrema importância. A depressão mais grave tem uma prevalência de 5 a 11% da população geral e ocorre por volta dos 30 anos de idade. Um em cada 7 pacientes com episódios depressivos recorrentes morrem por suicídio - uma das principais causas de morte entre adultos jovens e de meia idade, além de idosos. Pessoas idosas são as que mais se suicidam, proporcionalmente”, afirma o médico psiquiatra Bernardo Mattos Viana, Coordenador do Programa de Residência Médica em Psicogeriatria do HC-UFMG (Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais). Por este motivo, a USP – Universidade de São Paulo, a UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais e a Casa Ondina Lobo (zona Sul de SP) se uniram para realizar o Seminário de Capacitação gratuito e online: “Abordagem Multidisciplinar na Depressão da Pessoa Idosa”, destinado a Profissionais de saúde de Unidades Básicas de Saúde - UBS, de hospitais e de Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPIs, entre outros. No Seminário -- com 3 módulos, 12 aulas online + 1 aula extra sobre suicídio em pessoas idosas (total de 4 horas) --, os participantes descobrirão estratégias de prevenção e promoção da saúde mental. É ministrado por médicos renomados. Além de Vinna, o geriatra Antônio Barreto, Coordenador Geral do Ambulatório de Geriatria do Hospital das Clínicas; e o geriatra Edgar Nunes, Professor Titular do Departamento de Clínica Médica da UFMG. Interessados devem acessar a Plataforma de Youtube da Capacitação. As aulas podem ser assistidas nos horários preferidos dos profissionais. Os certificados serão entregues aos que completarem o seminário até final desse mês de junho. O seminário é um dos componentes relevantes da multiplicação do Projeto Plataforma de Apoio à Depressão 60+, inovador e inédito, que visa implantar sistema de avalição multidimensional, com ênfase na saúde mental, acompanhamento e monitoramento da pessoa idosa em situação de vulnerabilidade social. O projet, que já beneficiou 540 pessoas idosas de ILPI’s – Institutições de Longa Permanência para Idosos, é uma iniciativa da Casa Ondina Lobo – terceira conquista com certificado FMID (Fundo Municipal do Idoso) -, com coordenação científica da USP e da UFMG; com gestão e coordenação da equipe multidisciplinar da Ativa Longevidade; e com plataforma desenvolvida pela MedLogic. Segundo Vianna, as pessoas idosas podem apresentar mais sintomas depressivos do que os jovens, mas muitas vezes não identificados ou diagnosticados. “Entretanto, poucas são as políticas públicas. Ao avaliar a depressão também se está avaliando o risco de suicídio”. Seminário- Abordagem Multidisciplinar na Depressão da Pessoa Idosa Módulo 1: Conceitos da depressão em idosos: Diagnóstico, impacto cognitivo e intervenções comportamentais - Epidemiologia e depressão em pessoas idosas
- Desafios e estratégias no diagnóstico de depressão
- Impacto da depressão na saúde cognitiva
- Ativação comportamental no manejo de sintomas depressivos
Módulo 2: Complexidade do cuidado no contexto de fragilidade e depressão e necessidade de uma abordagem multidisciplinar - Fragilidade e depressão na pessoa idosa
- Estratégias para abordagem de cuidado centrado na pessoa idosa
- A importância do exercício físico para o corpo e a mente das pessoas idosas
- Qual a relação entre depressão e fonoaudiologia?
Módulo 3: Farmacologia, tecnologia e desafios futuros - Iniciação na abordagem farmacológica para depressão
- Interação medicamentosa e efeitos adversos em medicamentos psicotrópicos: o que devo prestar atenção?
- Desafios e perspectivas na assistência à depressão em pessoas idosas
Seminário no Youtube: Ond1lab 2: Saúde Mental 60+ - YouTube Casa Ondina Lobo – Fundada em 1950, é uma instituição sem fins lucrativos de longa permanência para pessoas idosas. Criada por um grupo de amigos e familiares por orientação de sua patrona, Ondina Lobo (1885-1942). Sua missão é atender de forma integral, pessoas idosas sem recursos, de ambos os sexos. A Plataforma Tecnológica de Apoio à Depressão 60+ é o terceiro projeto que a Casa Ondina coloca em prática que tem o apoio do FMID. Os dois demais projetos que já foram concluídos são: Gastronômico 1.0, e o Projeto Emergencial - Medidas de Prevenção COVID. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DEBORAH RITA FERREIRA GOMES
[email protected]
FONTE: Ond1lab 2: Saúde Mental 60+ - YouTube