AtaNews Publicidade 728x90
10/06/2024 às 15h12min - Atualizada em 11/06/2024 às 06h43min

Alerta: como evitar golpes ao comprar online no Dia dos Namorados

Especialista da CertiSign separou algumas dicas para não cair em ciladas

Mylena Quintao
Freepik

São Paulo, junho de 2024 - O Dia dos Namorados é uma das datas mais populares no Brasil, além de ser uma das mais rentáveis para o comércio. De acordo com pesquisa da Ebit | Nielsen, para esse ano a data possui uma projeção de lucro de cerca de R$2,5 bilhões, um acréscimo de 30% a 60% na receita em diversos setores.  

E, neste contexto, muitos consumidores recorrem às lojas virtuais para garantir o presente ideal. De acordo com Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), a estimativa de faturamento do e-commerce em 2024 é de R$205,11 bilhões. Com esse crescimento nas compras online, aumentam as tentativas de ataques cibernéticos e, portanto, o risco de cair em golpes virtuais. No entanto, para Julio Duram, Chief Technology Officer (CTO) da CertiSign, fazer compras online não precisa ser motivo de insegurança ou dor de cabeça. “Cuidados básicos, como verificar a autenticidade da loja e se, portanto, o site é seguro, elimina o risco de golpe”. Veja como fazer isso e outras dicas para não ser uma vítima dos cibercriminosos.  

Cuidado para não ter seus dados pescados – phishing  
Os ataques de phishing acontecem por meio do envio de promoções. A isca é enviada por e-mail, WhatsApp ou SMS e a mensagem chama a atenção pelo senso de urgência e preços imperdíveis. Ao clicar, a vítima é direcionada a cópias de sites famosos e, na ânsia de aproveitar a promoção, acaba tendo os dados roubados.  

“A dica neste caso é: evite clicar em links de promoções, principalmente aqueles que são encurtados, impossibilitando verificar o endereço de direcionamento. Em ataques de phishing, também, é possível observar erros no remetente, na digitação da mensagem e, também, no domínio, no caso, de e-mail. Exemplo: o e-mail é da loja ‘Paulo Cosméticos’, mas o e-mail é [email protected], desconfie. Para se precaver de golpes, conferira sempre a oferta diretamente no site da loja em questão - sem clicar no link suspeito”.  

Veja se o site é autêntico e seguro 
Depois de realizar as checagens acima, o executivo orienta: “Antes de efetivar a compra é preciso observar se o site é autêntico e seguro. Essa validação ocorre por meio da presença do certificado SSL, que identifica a loja e proporciona proteção contra o roubo de dados. Um site seguro apresenta um cadeado na barra do navegador, a letra "S" no HTTP, ficando HTTPS, e o selo de segurança, que geralmente é fixado no rodapé da página. Ao observar esses sinais, clique no cadeado ou no selo e verifique as informações. Se o SSL estiver em nome do site em questão, a loja é autêntica”.   

Sobre a CertiSign 
A CertiSign é uma empresa especialista em identificação e segurança digital. Há mais de 25 anos, desenvolve e integra soluções para uma experiência digital simples e segura, proporcionando às pessoas mais tempo e liberdade e às empresas reduções de fraudes e de custos. Com mais de 15 milhões de clientes, está em todo Brasil e atende empresas de todos os portes e setores para que elas possam ofertar serviços digitais seguros e sem atritos.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MYLENA VITORIA QUINTAO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »