AtaNews Publicidade 728x90
31/05/2024 às 16h18min - Atualizada em 01/06/2024 às 15h26min

Laserterapia auxilia no tratamento de aftas e herpes

Conheça os benefícios do procedimento em lesões de dentro e fora boca

PREZZ COMUNICAçãO
Divulgação/Canva

A laserterapia é uma abordagem terapêutica que utiliza luz de laser para tratar uma variedade de condições médicas. Quando aplicada ao tratamento de aftas e herpes, a laserterapia pode ajudar a reduzir a dor, promover a cicatrização mais rápida e diminuir a frequência das recorrências. A luz do laser tem propriedades anti-inflamatórias e promove a regeneração celular, o que pode acelerar o processo de cicatrização e reduzir a gravidade dos sintomas.

“O laser melhora a resistência local da boca, ajuda a cicatrizar rapidamente as lesões e alivia as dores e incômodos. A eficácia da laserterapia vai depender do grau e da condição do paciente”, destaca a Ilana Marques, odontopediatra da clínica IGM Odontologia.  

A especialista ressalta que a laserterapia é capaz de gerar efeitos anti-inflamatórios, tem capacidade de restauração, cicatrização e regeneração. Além de ser um procedimento que não é invasivo, é indolor, e, após a primeira sessão, já é possível identificar melhora no quadro do paciente. 

“É também importante enfatizar que a laserterapia não gera nenhum efeito colateral nem o surgimento de cicatrizes”, acrescenta a odontopediatra. 

De acordo com Ilana, a afta é uma ferida que costuma aparecer na parte interna dos lábios, na gengiva, no céu da boca, na língua e até na garganta e geralmente aparece de forma isolada. Quando aparece de forma generalizada, em vários lugares ao mesmo tempo, é conhecida como gengivoestomatite herpética e, quando desta forma, causa bastante dor e incômodo, muitas vezes dificultando a alimentação e até beber líquidos. 

Já a herpes labial, a especialista explica que é uma doença viral que se manifesta inicialmente com uma coceira, evoluindo para o aparecimento de bolhas dolorosas e que, depois que esvaziam, começam o processo de remissão do problema. “Aparecem principalmente nos lábios, lembrando que é contagiosa. Dependendo da fase da doença em que o laser é aplicado, existe uma técnica diferente a ser usada com o laser, podendo precisar da associação com azul de metileno, uma substância que diminui a carga microbiana, seja ela viral, bacteriana ou fúngica. O ideal é aplicar assim que se percebe o problema, pois desta forma a manifestação pode nem evoluir, garantindo um alívio imediato além da diminuição do ciclo da doença”, afirma a especialista da IGM Odontopediatria. 

Conheça os benefícios da laserterapia na saúde bucal:

* Alivia a dor

* Acelera a cicatrização

* Reduz a inflamação das lesões

* Reduz a carga viral, bacteriana ou fúngica

* Auxilia na reparação do tecido bucal, aumentando a circulação local, a reprodução celular e o colágeno 

* Auxilia na gengivectomia, na terapia periodontal, nas frenectomias e na cirurgia de implantes dentários 

* Acelera o clareamento dental 

* Elimina bactérias nos canais dentais, melhorando a descontaminação

* Reduz a sensibilidade dental

“Sempre consultar um profissional que seja habilitado e só realizar o tratamento após responder a uma boa anamnese, para que o profissional saiba se haverá alguma contraindicação, como por exemplo, em pacientes com câncer”, conclui Ilana Marques. 

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
NATHALIA FERNANDES RIBEIRO VAJAS
[email protected]


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »