AtaNews Publicidade 728x90
27/05/2024 às 09h18min - Atualizada em 28/05/2024 às 07h24min

Entenda como as condições meteorológicas podem influenciar nas emoções das pessoas

Estudos revelam que a exposição à luz solar pode influenciar diretamente o humor e energia

LíVIA BRANDãO DE CAMPOS
Divulgação

Segundo a pesquisa publicada no "Journal of Affective Disorders", a exposição à luz solar pode aumentar os níveis de serotonina, melhorando o humor e a energia. Os estudos ainda indicam que condições climáticas, como a quantidade de luz solar, temperatura e precipitação, podem afetar significativamente o bem-estar emocional.
 

Enquanto altas temperaturas podem aumentar os níveis de agressão e irritabilidade, temperaturas mais baixas podem levar a uma diminuição da energia. Segundo Aline Alves Ferreira, responsável pela Clínica Escola de Psicologia do Centro Universitário Newton Paiva, as alterações de clima intensificam as emoções. “Embora as condições climáticas não levem alguém a desenvolver algum transtorno emocional, podem servir como um gatilho adicional para alguém que já está em risco”, pontua a profissional. 
 

Um aspecto fundamental dessa relação é o Transtorno Afetivo Sazonal (TAS), uma forma de depressão que ocorre em certas épocas do ano, geralmente no inverno, quando há menos luz solar. A especialista explica que a maioria das pessoas com esse tipo de depressão apresenta sintomas como tristeza, sonolência e aumento do apetite durante os meses de outono e inverno, mas nenhum sintoma na primavera e no verão. “Isso mostra que a luz solar desempenha um papel crucial em regular nosso relógio biológico e humor," destaca Aline.
 

Encontrar uma adaptação às variações climáticas é possível através de estratégias comportamentais e de modificação do ambiente. Por exemplo, o uso de terapia de luz para combater o TAS ou o ajuste de sistemas de ar-condicionado e desumidificadores pode ajudar a controlar os efeitos do clima no humor. Reconhecer e entender esses efeitos pode melhorar a capacidade de gerenciar o bem-estar emocional em face das inevitáveis mudanças climáticas.
 

Adotar práticas conscientes para ajustar-se a essas mudanças não só pode melhorar o humor individual, mas também contribuir para um ambiente social mais harmonioso. “Se você suspeita que pode ser sensível às mudanças climáticas, é importante entender que não pode mudar o clima, mas pode tomar medidas para amenizar seus efeitos no seu bem-estar, consultando um profissional de saúde”, finaliza a psicóloga.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LIVIA BRANDAO DE CAMPOS
[email protected]


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »