AtaNews Publicidade 728x90
20/05/2024 às 16h18min - Atualizada em 21/05/2024 às 06h35min

Nutrição e alimentação para além da busca do corpo magro

Campanha Nutrição Sem Estereótipos

Tersandro Vilela
Imagem divulgação
Conselho cria campanha para minimizar os impactos causados pelas estratégias de marketing digital que estimulam a utilização de “prova social

Em uma sociedade cada vez mais influenciada pela busca da beleza e do padrão de corpo magro, o cuidado com a alimentação e nutrição, aliado às práticas integrativas, emerge como uma abordagem essencial para promover hábitos saudáveis e equilibrados.

A nutricionista Rosana Nogueira, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região (CRN-3), diz que a nutrição não pode ser vista como um instrumento de formatação corporal, ignorando sua importância fundamental para a saúde. "A formação do nutricionista vai além da simples contagem de calorias, mas está sobretudo na compreensão e abordagem dos diversos aspectos que influenciam os hábitos alimentares das pessoas", destaca.

Ao considerar a integralidade das práticas do cuidado, é fundamental compreender que a alimentação não se limita apenas à ingestão de alimentos, mas é moldada por uma série de fatores, incluindo sistemas alimentares, condições socioeconômicas, culturais e ambientais. Esta abordagem mais abrangente reconhece que a saúde e a alimentação são influenciadas por um ecossistema complexo de elementos inter-relacionados.

O assunto é tão relevante para a saúde e bem-estar da população que será abordado no maior congresso de Nutrição da América Latina – o Conbran, que ocorrerá de 21 a 24 de maio, em São Paulo. O evento reunirá pesquisadores de todo o país para discutir a integralidade das práticas do cuidado em alimentação e nutrição.

Campanha NSE
Ainda no Congresso Brasileiro de Nutrição ocorrerá o lançamento oficial da campanha Nutrição Sem Estereótipos (NSE), organizada pelo Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região, que congrega mais de 70 mil profissionais inscritos.

"A NSE vai de encontro à narrativa da busca pelo corpo 'perfeito', em detrimento da saúde, e visa conscientizar a população e os profissionais da saúde sobre a necessidade de reflexão acerca dos padrões de beleza e dietas da moda, sem evidências científicas, expostos nas redes sociais, representando um grande perigo para as pessoas", pondera Nogueira.

A campanha Nutrição Sem Estereótipos é voltada para promoção da saúde e educação alimentar e nutricional, e surge como resposta ao aumento da pressão social em relação à imagem corporal, à prevalência do estereótipo de beleza e corpo, e para minimizar os impactos causados pelas estratégias de marketing digital que estimulam a utilização de “prova social”.   
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
NICOLY DOS SANTOS RODRIGUES
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »