AtaNews Publicidade 728x90
20/05/2024 às 16h28min - Atualizada em 20/05/2024 às 16h28min

Saúde realiza trabalho educativo em escolas para combater a dengue

Assessoria de Imprensa
Divulgação
Mesmo durante o período de estiagem, os casos de dengue estão aumentando em Buritama, o Departamento de Saúde continua com as campanhas de conscientização ao combate ao mosquito Aedes aegypti, ao realizar trabalhos educativos nas escolas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a educação das pessoas para combater os focos do mosquito é a principal ação para que ele seja eliminado. De acordo com o Departamento de Saúde, o município já notificou 262 casos, com 72 positivos, 169 negativos, 21 aguardando resultado e não há registro de óbitos.

Para o Agente de Saúde, Arnaldo Messias da Silva, responsável pelo trabalho nas escolas, a prevenção contra o Aedes é fundamental para tornar as crianças multiplicadoras das informações dentro de casa. Ele reforçou que a proliferação da doença coloca em risco a saúde da população.

“As campanhas são promovidas tendo como objetivo a conscientização das crianças dentro das escolas. Cada morador precisa se conscientizar e fazer a sua parte, somente dessa forma, poderemos eliminar o mosquito e evitar novos casos da doença”, enfatizou Arnaldo.

Conforme o diretor de Saúde, Edilson Carlos de Paiva, além dos trabalhos dentro das escolas, o departamento realiza ações em parceria com as agentes comunitárias nas residências. Ele ressaltou ainda que este ano já foram promovidos arrastões em bairros estratégicos, distribuição de panfletos e ações para eliminar os criadouros da dengue.

“A recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano, bem como a prevenção da leishmaniose e acidentes com escorpiões”, enfatizou o diretor.

Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.

Como combater o Aedes aegypti

Mantenha bem tampados tonéis e barris de água;
Lave semanalmente por dentro com escola e sabão os tanques utilizados para armazenar água;
Mantenha a caixa d’água bem fechada. Coloque também uma tela no ladrão na caixa d’água;
Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;
Não deixe água acumulada sobre a laje;
Encha os pratinhos de vãos de plantas com areia até a borda;
Outra opção para os pratinhos de plantas é lavar uma vez por semana;
Troque a água dos vãos de plantas aquáticas e lave-os com escoava, água e sabão uma vez por semana;
Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;
Feche bem os sacos de lixo e deixe-os fora do alcance de animais;
Mantenha as garrafas com a boca virada para baixo, evitando o acúmulo de água;
Pneus devem ser acondicionados em locais cobertos;

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »