AtaNews Publicidade 728x90
12/07/2018 às 15h06min - Atualizada em 12/07/2018 às 15h06min

Como se apresentar em uma entrevista de emprego

Os processos seletivos a uma vaga de emprego são minuciosos, cada detalhe conta

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Atualmente, existem 13,7 milhões de brasileiros desempregados e 27,7 estão subutilizados na força de trabalho do país (desempregados, subocupados, desalentados e pessoas que não podem assumir uma vaga de trabalho no momento). Os dados apresentados no resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do primeiro semestre de 2018, realizada pelo IBGE são alarmantes. Nesse cenário, muitas pessoas buscam uma recolocação no mercado de trabalho, e um dos momentos decisivos para essa possibilidade são as entrevistas.
 
Os processos seletivos a uma vaga de emprego são minuciosos, cada detalhe conta.  A consultora e diretora da empresa Leaders HR-Consultants, Astrid Vieira, explica que isso é decorrente de um aumento significativo no envio de currículos para vagas. “Os candidatos aumentaram suas expectativas relativas às vagas, e, consequentemente, as fases dos processos seletivos ficaram ainda mais numerosas e complexas”, explica.
 
Para se destacar em futuras entrevistas são necessárias algumas estratégias. Astrid explica que os principais erros nesses momentos incluem a falta de preparo e autoconhecimento; baixa auto- estima e não fazer jus as qualificações e experiências inclusas no currículo. “É imprescindível, que os candidatos apresentem maior serenidade e segurança de sua expertise e desempenho anteriores, e ainda um diferencial durante as entrevistas”, diz.
 
Pesquisar sobre a empresa que está oferecendo a oportunidade é fundamental para ter em mente o tipo de ambiente que a instituição oferece. Em cada uma delas, há uma forma mais adequada de se apresentar. Em um ambiente que seja mais sério, é preciso se portar de maneira profissional, já em um ambiente mais descontraído é possível ter uma liberdade de expressão maior, por exemplo. Isso também se aplica ao vestuário utilizado na ocasião, assim como postura e linguagem corporal.
 
Algo imprescindível em todo tipo de entrevista é se apresentar de uma forma clara, destacando os pontos fortes e conquistas. “No mercado de trabalho atual, é importante que os candidatos a vagas de emprego saibam quais são suas habilidades, para que assim encontrem oportunidades que demandem tais aptidões”, ressalta Astrid. O candidato deve mostrar confiança naquilo que faz, tendo uma postura determinada e segura. Dessa forma, fica claro que o indivíduo se vê como o melhor candidato para a vaga pretendida, do contrário, os entrevistadores também não terão uma boa impressão dele.
 
Astrid, ainda enfatiza algumas dicas importantes: Ser cuidadoso para não deixar que a timidez atrapalhe a desenvoltura durante a conversa é importante para cativar a pessoa que está te entrevistando; treinar antes de comparecer à entrevista pode ser um atenuante dessa característica.
 
“No caso de não ter o feedback positivo do processo seletivo, contatar a empresa e questionar sobre o motivo pelo o qual não foi selecionado para a próxima etapa. Isso pode ajudar a ver quais aspectos precisam ser trabalhados para obter bons resultados em futuras oportunidades”, finaliza Astrid Vieira.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »