AtaNews Publicidade 728x90
13/05/2024 às 08h47min - Atualizada em 14/05/2024 às 08h20min

Transformações no despacho aduaneiro com a implementação da Declaração Única de Importação

Medida visa a simplificação e integração dos processos de importação e exportação

ALEXANDRE LENZI
3S Corp

Em um avanço significativo para a modernização dos processos de importação no Brasil, a Receita Federal está implementando a Declaração Única de Importação (DUIMP), uma medida que promete agilizar significativamente o despacho aduaneiro de mercadorias. A 3S Corp, grupo de soluções em serviço para comércio exterior, destaca os principais impactos desta atualização para os importadores brasileiros.

A DUIMP faz parte do Programa Portal Único de Comércio Exterior, que visa a simplificação e integração dos processos de importação e exportação. Com a nova declaração, o processo de despacho aduaneiro será unificado e digitalizado, reduzindo etapas e papeleiras, e permitindo uma maior fluidez nas operações de importação. 

"Esta atualização é um marco importante para o comércio exterior brasileiro. A DUIMP não apenas simplifica o processo como também reduz o tempo médio de importação, impactando diretamente na eficiência e nos custos operacionais das empresas", afirma o co-CEO e co-fundador do Grupo 3S Corp Soluções Internacionais, Lucas Vogt Schommer.

Entre as principais mudanças com a implementação da DUIMP, destaca-se a integração das informações pertinentes ao processo de importação em um único lugar, permitindo um acesso mais rápido e organizado. Isso inclui a integração dos dados de licenciamento, que agora podem ser processados de forma mais ágil, beneficiando todos os envolvidos na cadeia logística.

A 3S Corp já está adaptando seus sistemas e treinando sua equipe para garantir que todos os clientes possam se beneficiar plenamente das novas funcionalidades assim que elas estiverem disponíveis. "Estamos comprometidos em utilizar a tecnologia para facilitar o comércio exterior e apoiar nossos clientes em cada etapa do processo de importação e exportação", complementa Lucas Schommer.

 A DUIMP permitirá que todos os importadores realizem seus despachos sobre águas, antecipando procedimentos aduaneiros de forma que a carga possa chegar no Brasil já desembaraçada. É importante que os importadores já comecem a alimentar as informações necessárias sobre identificação e características das mercadorias, pois o catálogo de produtos irá facilitar esse processo, mas é necessário preenchimento com informações de acordo.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALEXANDRE LENZI
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »