AtaNews Publicidade 728x90
14/04/2024 às 12h51min - Atualizada em 14/04/2024 às 12h51min

Discord fecha servidores de emuladores do Nintendo Switch

Ao que tudo indica, a queda dos servidores não segue as políticas do próprio Discord e tem ligação com um pedido da Nintendo

https://www.tecmundo.com.br/voxel/281970-discord-fecha-servidores-emuladores-nintendo-switch.htm
Aparentemente, não houve infrações prévias ou um aviso de que as comunidades seriam derrubadas

A batalha contra os emuladores do Nintendo Switch parece continuar mesmo após a queda do Yuzu, um dos principais softwares que permitia a emulação de jogos do console, alguns antes até do lançamento oficial. Só que agora não é a apenas a Nintendo que está indo atrás desses programas, já que o Discord é quem acaba de derrubar servidores dedicados ao Sudachi e o Suyu, duas variações que nasceram a partir do Yuzu.

Segundos os desenvolvedores dos emuladores, eles receberam apenas algumas mensagens vagas do Discord, alegando que eles estavam compartilhando conteúdo que viola os direitos de propriedade intelectual, mas sem especificar nada. O site The Verge entrou em contato com o Discord sobre o assunto e a resposta foi que eles estavam apenas cumprindo solicitações válidas da Digital Millennium Copyright Act, uma lei americana (também conhecida como DMCA) relacionada a direitos autorais.

O único fator ainda desconhecido é se realmente havia compartilhamento de conteúdo ilegal (como ROMs de jogos da Nintendo) nesses servidores ou se eles eram apenas dedicados a conversar sobre ou distribuir os softwares de emulação. Caso não houvesse provas de uma solicitação válida relacionada à lei DMCA ou de que os servidores estavam violando direitos autorais, há a possibilidade de que o Discord não seguiu suas próprias políticas ao derrubar as comunidades.

Como o The Verge apontou em sua reportagem, a Nintendo não chegou a provar seu caso no tribunal e os responsáveis do Yuzu aceitaram um acordo para encerrar o processo. Desta forma, a Nintendo não obteve os direito ao código do Yuzu, que foi utilizado para criar os novos emuladores que mencionamos. Além disso, os desenvolvedores dois novos softwares afirmaram que fizeram mudanças substanciais ao código original do Yuzu e não os compartilharam nos respectivos servidores do Discord.

É claro que mesmo que os donos dos servidores não tenham violado regras relacionadas a direitos autorais, nada impede que seus membros tenham compartilhado conteúdo ilegal com outros participantes através das comunidades. O que vale dizer é que as políticas do Discord não sugerem que servidores possam ser banidos permanentemente ou tirados do ar na primeira ofensa. Ainda segundo o The Verge, a empresa não respondeu as perguntas relacionadas a isso, incluindo se as comunidades cometeram infrações anteriores ou se receberam algum aviso prévio sobre a remoção das comunidades. Por fim, é válido mencionar que até as contas de alguns dos desenvolvedores sofreram o mesmo destino. Jarrod Norwell, desenvolvedor do Sudachi, relatou que perdeu sua conta pessoal sob a mesma acusação de violação de propriedade intelectual.  O interessante disso é apontar que as solicitações relacionadas à DMCA costumam ser apenas sobre conteúdo e não pessoas, algo que as políticas do Discord refletem por escrito. Além disso, uma remoção válida deveria a descrição de que conteúdo foi infringido e onde ele pode ser encontrado, algo que não foi feito neste caso.

Ao que tudo indica, essas contradições não serão o suficiente para abalar o Discord ou fazê-los mudar de ideia, então é bem provável que as comunidades originais não voltem ao ar. E você, acha que a empresa deveria ser mais clara sobre seus motivos para banir esses servidores ou dar avisos prévios aos seus donos? Deixe seu comentário sobre o assunto nas redes sociais do Voxel!

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »